Notícias

Médico santista realiza cirurgia de catarata chr39ao vivochr39 em Congresso de Oftalmologia

08/12/2015Da Redação
Médico santista realiza cirurgia de catarata chr39ao vivochr39 em Congresso de Oftalmologia | Jornal da Orla
De forma bem sucedida, o médico santista Maurício Pamplona realizou, nesta última semana, uma cirurgia de catarata ao vivo para 30 participantes. O procedimento fez parte da programação da 18ª edição do Congresso USP de Oftalmologia 2015, mostrando cada vez mais avanços tecnológicos na área do estudo e diagnósticos das patologias relacionadas aos olho.

Na ocasião, o médico e sua equipe implantaram uma lente multifocal tórica no paciente, de forma a corrigir o astigmatismo, que se caracteriza pela formação da imagem em vários focos, em eixos diferenciados.

       
“Esse procedimento tem por objetivo a correção da visão de longe e de perto e foi feito em um paciente oriundo do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica o oftalmologista, durante o evento de cirurgias no Congresso USP. “A troca de informações por meio de uma prática cirúrgica é fundamental, porque sabemos que vem profissionais de várias partes do país e eles acabam aprendendo novas técnicas a ser utilizadas no seu próprio centro cirúrgico”, explica.
 
O procedimento cirúrgico de uma catarata é feito com anestesia local e não há necessidade de internação. Ainda que sejam feitas inúmeras cirurgias, a conscientização para que o paciente possa procurar auxílio de um oftalmologista para o diagnóstico certo da catarata ainda é um desafio.

“Infelizmente temos ainda muitos casos de pessoas que não procuram tratamento e acabam acometidas pela cegueira. Existia, inclusive, um projeto com a estimativa de que, até 2020, não houvesse mais cegueira proveniente de catarata no Brasil. Acontece que é difícil colocar essa meta em prática. Por mais que se façam campanhas e até mesmo mais cirurgias, é preciso entender que a população está em um processo de envelhecimento, aumenta a expectativa de vida, e é inevitável que a doença seja associada com esse processo da vida. A cada cirurgia que a gente faça, dois ou três novos casos de catarata estão surgindo”, explica Pamplona. 

 
A 18ª edição do Congresso USP de Oftalmologia terminou neste fim de semana, com a participação de duas mil pessoas nos cinco dias de evento. Nesta edição, foram realizados 25 cursos em todas as áreas que abrangem a medicina ocular, além da exposição de temas relacionados aos casos clínicos e cirúrgicos multidisciplinares apresentados por experts da USP e discutidos por diversos convidados internacionais.