Simplesmente Vinho

Uruguay e Narbona Wine Lodge

05/12/2015
Uruguay e Narbona Wine Lodge | Jornal da Orla
Enoleitores,
 
Estivemos no Uruguai e fomos conhecer, por sugestão da representante comercial e amiga Fabiana Bracco, a vinícola Narbona Wine Lodge, localizada na pequena Carmelo e único Relais & Chateau daquele país.

Ficamos encantados com a beleza do local, uma fazenda histórica datada de 1909, com cinco suítes muito bonitas e confortáveis, piscina, bicicletas, um excelente restaurante, tornando qualquer estadia inesquecível…

A casa é toda decorada com objetos antigos, de época, ambientes requintados, propiciando um clima muito sedutor. Na fazenda, há um restaurante no conceito slow-food, onde fabricam artesanalmente um doce de leite divino, compotas de frutas cultivadas nos pomares, queijos excelentes e embutidos.

Vou focar na vinícola e nos vinhos – esta simplesmente deslumbrante, tanto a parte antiga como a atualizada, com equipamentos modernos, complementando os tradicionais tonéis e barricas de madeira.

A visita foi iniciada no subsolo, pela sala de guarda dos vinhos em barrica. Depois, a sala dos tonéis, onde ainda vinificam-se os vinhos tannat em tonéis de madeira. Desta, descemos a outro subsolo, onde descansam os vinhos em barricas. Este espaço serve de entrada para a sala de degustação, lindamente decorada, onde nos foi oferecido uma enogastronomia com os produtos da fazenda Narbona harmonizados aos vinhos. 

De tão especial, melhor deixar para descrever na próxima coluna, pois hoje quero iniciar enfatizando dois vinhos que considerei top: o Luz de Luna e o vinho típico uruguaio, o Medio y Medio. 

O Luz da Luna especial anadas, um vinho numerado, é elaborado em anos e colheitas especiais. Degustamos o de número 3,  mix das melhores barricas de 2010, 2011 e 2012, 100% da uva tannat. Apresentava cor  vermelho escuro, brilhante; no nariz, aromas de frutas negras maduras, especiarias e couro; no paladar, seco, acidez correta, taninos finos, elegante, persistente, deixando um gostinho de caramelo no final. Este foi realmente um vinho diferenciado!

Pudemos provar também o vinho único, exclusivo do Uruguai, chamado Medio y Medio, um clássico do país, elaborado apenas para o mercado interno. Trata-se de uma ingênua combinação de metade de vinho branco tranquilo e a outra metade de espumante gaseificado. É elaborado a partir de uvas sauvignon blanc e chardonnay, gerando um vinho muito frutado leve, fresco e final de boca adocicado, por ser levemente adocicado com stevia. No início, confesso que olhei meio torto para a garrafa, mas depois provamos à beira da piscina, com aperitivos agridoces, e constatei que casou muito bem.

Como foram diversos vinhos harmonizados no jantar, fica para a próxima semana, quando apresentarei o serviço completo da enogastronomia. 

Enoabraços e uma ótima semana a todos!