Para os bebês que estão aprendendo a andar, a sala de jantar reúne alguns perigos. Por terem a necessidade de se apoiar nos móveis para se equilibrar ou levantar, eles podem agarrar toalhas de mesa, derrubando pratos e recipientes quentes. Portanto, abandone as toalhas e lance mão dos jogos americanos e apoios de panela quando fizer as refeições.
Nos quartos e na sala de estar é importante proteger a quina dos móveis, pois, na maioria das vezes, elas ficam na altura da cabeça da criança e podem machucá-la. Protetores de plástico são ideais nestes casos. No quarto da criança deixe os brinquedos organizados para evitar quedas e instale travas nas gavetas e armários.
A cozinha é cômodo onde a maior parte dos acidentes acontece por reunir vários perigos, entre eles, objetos cortantes, panelas quentes e potes de vidro. A melhor opção é evitar que a criança circule pelo ambiente, instalando pequenos portões que se encaixam ao batente da porta, normalmente usados para restringir a entrada de animais de estimação. Caso não seja possível barrar a passagem do pequeno, o ideal é cozinhar usando as bocas posteriores do fogão e manter os cabos das panelas para o lado de dentro. Potes de vidro devem estar sempre no alto e gavetas, com talheres, fechadas com travas específicas.
Evite ao máximo a ida do pequeno à área de serviço. Produtos de limpeza, chão molhado, ferramentas são os principais perigos que ele pode encontrar. A instalação do portão de metal também vale para este ambiente.
Deixe um comentário