Esportes

Guarujá recebe 1º Campeonato Brasileiro Indoor de Arco e Flecha

20/11/2015
Guarujá recebe 1º Campeonato Brasileiro Indoor de Arco e Flecha | Jornal da Orla
Neste sábado e domingo (21 e 22), a partir das 9h, o Centro Esportivo Duque de Caxias, o Tejereba (Praça Horácio Lafer, s/nº, Jardim Tejereba) será palco para a disputa do 1º Campeonato Brasileiro Indoor – Copa Ronaldo Nacaxe de Arco e Flecha. O torneio, realizado pela Field Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seela), tem entrada gratuita e reúne 94 atletas de todo o País.
 
Os competidores estarão divididos em 13 categorias, variando entre sexo, idade e tipos de arco. Para levar o troféu de campeão para casa, o atleta deverá fazer a maior pontuação após atirar em 12 séries de cinco tiros, por dia. São 600 pontos no total, na soma dos dois dias. A distância entre o arqueiro e o alvo é de 60 pés, ou 18,5 metros, padrão nas competições indoor, realizadas em ambientes fechados.
 
“Nossa expectativa é muito boa. Este será o maior evento que já realizamos. A escolha de Guarujá como sede da competição, foi em muito pela infraestrutura hoteleira e turística, além da participação da Secretaria de Esportes e Lazer do Município, que nos apoiou desde o início. Tudo isso ajudou para trazer esse número de competidores para a Cidade”, disse o coordenador administrativo da Field Brasil, Roberto de Souza, atual campeão nacional do circuito e dono do recorde brasileiro indoor, na categoria arco recurvo sem mira.
 
Roberto também representa a Cidade nas competições e recebe o incentivo do Programa Bolsa Atleta Municipal, que ajuda a custear gastos durante os campeonatos. Além dele, outros quatro arqueiros de Guarujá participarão da disputa em busca de boas colocações, são eles: Tallys Trevisan, José Lira Júnior, além de Paulo Casa Nova (bolsa atleta) e Pedro Casa Nova, pai e filho, que tem uma motivação a mais por competirem lado a lado.
 
“Esse esporte me deu a oportunidade de conhecer vários cantos do Brasil e meu pai sempre esteve ao meu lado. Espero atirar bem e conseguir um bom resultado em casa”, disse Pedro, de 13 anos, que utiliza o Estádio Municipal Antonio Fernandes para treinar. Apesar da pouca idade, Pedro já possui títulos do circuito brasileiro indoor e outdoor, além da primeira colocação no sul-americano, na categoria arco composto com mira de cinco pinos.
 
Na mira – O alvo possui cinco marcações que diferenciam a pontuação. Quanto mais perto do meio, maior os pontos, de um até cinco. Em caso de empate o critério é um ponto X, marcado bem no centro do alvo, objetivo de todos os arqueiros, por ser considerado um tiro perfeito.