Notícias

Diabéticos devem ter cuidados com os pés

14/11/2015Da Redação
Diabéticos devem ter cuidados com os pés | Jornal da Orla
Neste Dia Mundial de Combate ao Diabetes (14), especialistas chamam a atenção para a saúde dos pés de quem possui a doença, pois feridas nesta parte do corpo podem levar à amputação.

“O diabético é mais vulnerável ao surgimento de feridas por causa da diminuição da sensibilidade dos pés e isso, aliado à falta de controle da glicemia e à diminuição da irrigacão sanguínea e predisposição a infecções, também comuns no diabetes, aumenta consideravelmente os riscos de amputações”, afirma a cirurgiã plástica Isa Dietrich, do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Segundo ela, 80 % das amputações não traumáticas são devidas à presença do diabetes e 85% destas amputações são precedidas pela ulceração do pé. 
 
Prevenção
A especialista alerta sobre a importância do exame diário dos pés. “O paciente deve ficar atento e procurar um médico ao menor sinal de rachaduras, frieiras, calos, cortes, feridas e deformidades dos dedos e planta do pé. Aqueles que têm dificuldades de fazer o autoexame podem usar um espelho para ter uma visão completa de todo o pé ou pedir ajuda de um parente, cuidador ou enfermeiro. “, diz a médica.

Manter os níveis glicêmicos sob controle, não andar descalço inclusive em praias ou piscinas, cortar as unhas dos pés em podólogos, usar calçados adequados e, principalmente, examinar diariamente os pés tratando precocemente qualquer ferida pode reduzir em até 58% as amputações.
 
O que fazer para evitar o pior:
– Examinar os pés diariamente com a ajuda de um espelho;
– Consultar um médico especialista em pés diabéticos anualmente;
– Manter os níveis de glicemia controlados;
– Lavar os pés com água morna para evitar queimaduras provocadas pela água quente;
– Secar os pés delicadamente, sem esfregar, usando uma toalha macia;
– Manter a pele dos pés hidratada, mas sem passar creme entre os dedos ou ao redor das unhas;
– Usar meias de algodão ou lã, sem costuras;
– Lavar e secar as unhas antes de cortá-las; cortar as unhas em um profissional e avisá-lo de que é diabético; Utilizar alicate ou tesoura apropriados para o corte das unhas; O corte das unhas deve ser quadrado, com as laterais levemente arredondadas;
– Não cortar os calos e não usar abrasivos;
– Não andar descalço. Os pés devem estar sempre protegidos, inclusive em praias e piscinas;
– Usar calçados fechados, macios, confortáveis e com solados que ofereçam firmeza ao caminhar; 
– Evitar sapatos apertados, duros, de plástico ou couro sintéticos; 
– Evitar sapatos com pontas finas, saltos muito altos e sandálias que deixem os pés desprotegidos; calçados novos não devem ser usados por mais de uma hora por dia, até que estejam macios.