Uma exposição que promove uma viagem Brasil a dentro, das comunidades mais afastadas até cidades litorâneas. “Casas: A Morada das Almas”, da fotógrafa Zaida Siqueira, está em seus últimos dias na Galeria Nilton Zanotti.
Até sábado (14) é possível visitar a exposição que mostra através de 72 imagens, 6 instalações, 2 maquetes e 6 audiovisuais, como eram as casas construídas por nossos ancestrais, quais materiais eram usados nas diferentes culturas brasileiras e como algumas regiões ainda utilizam esses tipos de construção.
Zaida Siqueira viajou por 20 estados brasileiros, mergulhando na cultura de cada local, pesquisando a fauna e flora e outros aspectos naturais que serviram de base para as construções. As influências culturais aparecem como em malocas nas áreas indígenas do Mato Grosso e os casarões de pau a pique do interior de São Paulo e em Minas Gerais.
As instalações que fazem parte da exposição são compostas de pedaços de muros semifeitos, ilustrando a estrutura interior das construções. As maquetes, uma feita no estado do Acre representando uma palafita, e outra de pau a pique, do Casarão do Chá em Mogi das Cruzes, fazem com que o visitante tenha uma noção mais exata das construções e os materiais empregados.
Os audiovisuais selecionados fazem parte da série documental de 13 episódios Habitar Habitat, produzida e narrada por Paulo Markum, onde são abordadas as habitações do povo brasileiro.
A visitação da exposição “Casas: A Morada das Almas” é gratuita e acontece de terça a sábado, das 14 às 17h30. A Galeria fica no Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, bairro Boqueirão. Informações pelo telefone 3496-5713.
Deixe um comentário