VISUAIS
Benedicto Calixto – A qualidade e diversidade da obra do artista, um dos principais nomes da pintura brasileira do século 19, está presente na exposição que fica até dia 29, na pinacoteca que leva o seu nome. A exposição, que abre as comemorações dos 162 anos de nascimento do autor, é um verdadeiro passeio pela história do artista. Nem todas as obras são do acervo da pinacoteca. Há trabalhos que pertencem ao Centro Português de Santos, à Sociedade Humanitária e a colecionadores particulares. Também estão presentes documentos e objetos pessoais de Calixto. De hora em hora, é exibido um filme de 12 minutos sobre o artista e sua obra, no espaço cultural localizado no jardim interno do casarão.
Imigrantes do Café – Objetos, fotografias e depoimentos que ajudam a contar a importância dos imigrantes no ciclo do café fazem parte da exposição que pode ser visitada até sábado (9), no Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95, Centro). Entre as peças, objetos da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, como máquina de escrever, ventilador, tinteiro e carimbo. O ingresso custa R$6. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam a metade. Aos sábados, é grátis. De terça a sábado, das 9h às 17h; aos domingos, das 10h às 17h. Informações: 3213-1750.
Planeta faminto – O que uma família típica de cada país come durante uma semana? A resposta está na exposição que fica até domingo (8), no Sesc (R. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida). O fotógrafo Peter Menzel e a escritora Faith D’Aluisio revelam o que comem durante uma semana famílias de países como Butão, Sudão, Índia, Itália, Estados Unidos e Reino Unido, entre outros.
Nova York – As mudanças na paisagem da cidade mais cosmopolita do planeta, do inverno à primavera, estão retratadas nas imagens produzidas pelo artista santista Ricardo Menezes, reunidas na mostra “Survival – NYC 15”. Composta por 33 trabalhos, a mostra pode ser vista na lanchonete especializada em hambúrguer Union Burguer (R. Cons. Nébias, 819, Boqueirão).
Lasar Segall – Assunto bastante em evidência nos dias de hoje, o drama dos emigrantes é o tema da exposição gratuita “Navio de Emigrantes”, que fica até domingo (8), na Galeria de Arte Patrícia Galvão. Composta por 20 gravuras, a mostra traz desenhos feitos pelo artista nas décadas de 1920 e 1930, nas viagens que ele fez cruzando o Oceano Atlântico. Endereço: Av. Pinheiro Machado, nº 48, 3º andar. Inf.: 3226-8011.
Eva Furnari – Até o fim do ano, poderá ser vista a mostra “Otrapalhaçãa”, que usa recursos cenográficos, tecnológicos e elementos lúdicos para aproximar os leitores de seu universo mágico da escritora e ilustradora ítalo-brasileira, que faz literatura para crianças há quase 35 anos. Grátis. Agendamento de grupos pelo e-mail [email protected].
Imersão – Fica até sábado (7), na Galeria de Artes Braz Cubas, exposição com trabalhos do artista plástico e quadrinista Renato Guedes. Grátis. Endereço: Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Entrada gratuita.