Notícias

Novembro Azul

31/10/2015Da Redação
Novembro Azul | Jornal da Orla
Começa neste domingo (1º) a campanha Novembro Azul, com foco na prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, um dos mais incidentes na população masculina. Em Santos, a partir de terça-feira (3), homens com 45 anos ou mais podem procurar a policlínica de referência de sua residência e agendar a coleta de sangue para o exame de dosagem de PSA, utilizado para a detecção do câncer de próstata que não apresenta sintomas.

Pacientes cujo resultado de dosagem PSA for acima de 4 ng/ml terão prioridade na consulta com clínico e encaminhamento para urologista em um dos Ambulatórios de Especialidades para melhor investigação do caso. Somente a dosagem alterada do PSA não fecha diagnóstico para o câncer de próstata, mas em muitos casos é um indício da doença.

Em Santos, 43 homens faleceram em 2013 em virtude do câncer de próstata. Em 2014, foram 47 e até setembro deste ano, 34. Durante este mês, os agentes comunitários de saúde enfatizarão a importância do exame aos homens que fazem parte do público-alvo em suas visitas domiciliares.
 
A função da próstata
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. A próstata normalmente começa a crescer de tamanho a partir dos 40 anos. E o câncer de próstata acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.
 
A importância do diagnóstico precoce
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para iniciar a prevenção para a doença. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra, fumantes, obesos) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Normalmente o câncer de próstata só causa sintomas quando já está avançado. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%. Os dois principais exames são o PSA (colhido no sangue) e o toque retal.

O diagnóstico precoce da doença é importante não apenas para diminuir a mortalidade, mas também para garantir uma vida melhor pós-câncer, com menos efeitos colaterais. “Descobrir o tumor no começo pode diminuir as chances de o paciente ter outros problemas, como a incontinência urinaria”, explica o urologista americano David Sussman. 
 
Sintomas da doença
Caso o tumor não seja encontrado no início e já esteja avançado, o paciente pode sentir dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal. Alguns sintomas podem acontecer também somente por um simples aumento benigno da próstata, que ocorre a partir dos 40 anos. De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento.