Baixada Santista

SP registra queda de índices de ocorrências e vítimas de homicídios

29/10/2015Da Redação
SP registra queda de índices de ocorrências e vítimas de homicídios | Jornal da Orla
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) tem apoiado e incentivado as atividades da Secretaria da Segurança Pública (SSP), informou nesta quarta-feira (28), o 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM). A confirmação ocorreu após análise de relatório que aponta queda nos índices de ocorrências e vítimas de homicídios.

O parlamentar afirmou que a apreciação dos nove primeiros meses deste ano demonstra, por meio do relatório enviado pela Secretaria, o resultado satisfatório obtido pelo trabalho conjunto das ações das polícias Civil e Militar no Estado, com redução recorde do número de ocorrências e vítimas de homicídios, além dos menores índices desde o início da série histórica 14 anos atrás.

“A Alesp tem sido uma grande parceira na área de segurança pública. Afinal, temos aprovado e aprimorado os projetos da segurança, dando à secretaria o orçamento necessário para seus projetos. Também temos aprovado as criações de cargos, concursos e reajustes salariais durante todos os anos, bem como as melhorias necessárias nas gratificações de seus profissionais”, comentou.

Edmir Chedid garantiu que todas as regiões do Estado apresentaram redução dos indicadores de homicídios, tanto no terceiro trimestre deste ano quanto no acumulado dos nove meses de 2015. “A Alesp tem feito o que a Secretaria solicita, mas não podemos deixar de destacar que o Poder Legislativo também tem cobrado e fiscalizado a segurança pública estadual”, concluiu.  

Pela primeira vez, desde 2001, a taxa de homicídios no Estado ficou em 9,12 casos por grupo de 100 mil habitantes. Na capital, a redução foi para o índice de 9,05 casos por 100 mil habitantes; no interior, caiu para 8,60/100 mil habitantes. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, todos os índices apresentados são os mais baixos da série histórica para os últimos 12 meses.
 
Queda de homicídios
As reduções possibilitaram que, também pela primeira vez desde o início da série histórica, os homicídios dos primeiros nove meses do ano ficassem abaixo de 3 mil, com um total de 2.809. Da mesma maneira, pela primeira vez, desde 2001, o terceiro trimestre do ano terminou com menos de 900 homicídios (876) e o mês de setembro com menos de 300 ocorrências (278).

Como consequência do trabalho policial, de janeiro a setembro de 2015, houve a redução de 367 ocorrências em relação ao mesmo período de 2014, com 2.809 ocorrências contra 3.176 do ano passado; acarretando, igualmente, a redução em 11,7% no número de vítimas de homicídios, diminuição de 393 pessoas mortas dolosamente, de 3.358, em 2014, para 2.965, em 2015.