Um dos maiores desafios para quem vai decorar um ambiente é com o tamanho. Hoje em dia, com apartamentos com quartos e salas cada vez menores, a falta de espaço dificulta em quem sonha em colocar tudo o que é necessário para um lar. Mas com pequenas mudanças é possível fazer uma grande diferença nos ambientes pequenos, a principal é manter somente o necessário e descartar o resto, já que tudo desorganizado dá a impressão de pouco espaço.
Outra dica é colocar um papel de parede listrado, já que a forma dá uma sensação de ambiente mais espaçoso. Bancos na mesa de jantar, ao invés de cadeiras também ajudam na economia de espaço. Na janela, aproveite o peitoril para apoiar bancadas e fazer do espaço uma escrivaninha para trabalho.
Espelhos
Um velho truque já conhecido por muitos são os espelhos. Colocar um para fazer o ambiente parecer maior realmente funciona, mas é importante escolher com cuidado o local onde será colocado, para não refletir a luz e incomodar. Se possível, coloque-o voltado para a janela. Outra forma de usar um espelho é colocá-lo em uma parede inteira, refletindo o ambiente. O efeito gerado é de que o ambiente tem o dobro de tamanho.
Pintura
Uma única parede pintada com um tom mais escuro é outra artimanha. Na parede dos fundos, a cor escura ajuda a aumentar a profundidade. Se a intenção é fazer o ambiente parecer mais largo, pinte as paredes laterais com um tom escuro e, para a do fundo, escolha uma cor mais clara.
Banheiro
Se possível, faça uma cuba sob medida. Além do design original, é possível economizar na profundidade e diminuir o espaço ocupado. Banheiros pequenos geralmente têm boxes com pouco espaço para movimentação. Para economizar o espaço que uma prateleira ocuparia, prefira abrir um nicho na parede para apoiar os objetos.
Deixe um comentário