“A manifestação alérgica é a forma de o organismo responder que algo não está bem. Obstrução nasal, espirros e coceiras são sintomas comuns, porém, casos que demoram em desaparecer, como falta de ar e desconforto respiratório, podem indicar que é hora de buscar atendimento médico”, ressalta o médico pneumologista Paulo Paes Silvado.
Pólen não é o único vilão
Embora pareça que o único ‘vilão da história’ seja o pólen, também importantes são os outros alérgenos inaláveis como ácaros, fungos e epitélio de animais domésticos, que fazem parte dos agentes desencadeantes das alergias respiratórias”, explica o pneumologista.
– Limpeza diária: lugares acarpetados, como escritórios, por exemplo, devem ser limpos com aspirador de pó diariamente, principalmente se tiverem pessoas alérgicas que circulam ou habitam o local. Evitar tapetes e cortinas no quarto também pode auxiliar;
– Atenção especial na hora de dormir: se o clima estiver muito quente, umedeça o ambiente. Aparelhos umidificadores podem garantir uma boa noite de sono e atenuar os sintomas das alergias sazonais;
– Evite a automedicação: ao contrário do que muitos pensam, utilizar descongestionante nasal por conta própria pode potencializar os efeitos da alergia. Antes de qualquer medicação, deve-se procurar o médico.
Deixe um comentário