Notícias

Primavera é a estação das alergias

17/10/2015Da Redação
Primavera é a estação das alergias | Jornal da Orla
Coceira e irritação nos olhos, coriza e garganta ‘raspando’. Que a primavera torna a natureza ainda mais bonita disso não há dúvida, mas como efeito colateral a estação das flores é também marcada pelo agravamento das crises alérgicas.  Os sintomas, que aumentam consideravelmente nesta época do ano, são causados por diferentes fatores, entre eles a baixa umidade do ar, a inversão térmica, o aumento da poluição atmosférica e a polinização das árvores floríferas.

“A manifestação alérgica é a forma de o organismo responder que algo não está bem. Obstrução nasal, espirros e coceiras são sintomas comuns, porém, casos que demoram em desaparecer, como falta de ar e desconforto respiratório, podem indicar que é hora de buscar atendimento médico”, ressalta o médico pneumologista Paulo Paes Silvado.

Pólen não é o único vilão
O especialista esclarece que, em grande parte das vezes, as manifestações alérgicas acontecem nesta época com as pessoas potencialmente sensíveis porque é na primavera que o pólen – conjunto de minúsculos grãos produzidos pelas flores das plantas – penetra nas mucosas aéreas e ativa o processo alérgico reacional. Consequentemente, o nariz começa a coçar, surgem os espirros e a irritação na garganta e nos olhos. 

Embora pareça que o único ‘vilão da história’ seja o pólen, também importantes são os outros alérgenos inaláveis como ácaros, fungos e epitélio de animais domésticos, que fazem parte dos agentes desencadeantes das alergias respiratórias”, explica o pneumologista.
 
Quatro dicas para auxiliar a combater rinites e crises respiratórias
– Hidrate-se: ao tomar bastante água a mucosa nasal é hidratada, evitando, assim, que fique ressecada e que alergênicos (substâncias dos alimentos, plantas ou de animais que provocam uma reação do sistema imunológico) entrem na circulação sanguínea;

– Limpeza diária: lugares acarpetados, como escritórios, por exemplo, devem ser limpos com aspirador de pó diariamente, principalmente se tiverem pessoas alérgicas que circulam ou habitam o local. Evitar tapetes e cortinas no quarto também pode auxiliar;

– Atenção especial na hora de dormir: se o clima estiver muito quente, umedeça o ambiente. Aparelhos umidificadores podem garantir uma boa noite de sono e atenuar os sintomas das alergias sazonais;

– Evite a automedicação: ao contrário do que muitos pensam, utilizar descongestionante nasal por conta própria pode potencializar os efeitos da alergia. Antes de qualquer medicação, deve-se procurar o médico.