Como eram as casas construídas por nossos ancestrais? Quais eram os materiais usados nas diferentes culturas do Brasil? Como algumas regiões do país ainda utilizam esse tipo de construção? A exposição “Casa: a morada das almas”, da fotógrafa e jornalista Zaida Siqueira, vai responder essas perguntas com muita interatividade a partir de quinta-feira (15), na Galeria Nilton Zanotti, em Praia Grande.
Com 72 imagens, 6 instalações, 2 maquetes e 6 audiovisuais, a exposição conta a história da construção do abrigo essencial do ser humano: a casa. Zaida viajou por 20 estados brasileiros, mergulhando na cultura de cada local, pesquisando a fauna e flora e outros aspectos naturais que serviram de base para as construções.
As influências culturais aparecem como em malocas nas áreas indígenas do Mato Grosso e os casarões de pau a pique do interior de São Paulo e Minas Gerais.
Segundo Zaida, toda a pesquisa revelou que esses materiais utilizados nas construções antigas estão em alta hoje em dia. “Essas técnicas estão sendo retomadas na bioconstrução, pois são sustentáveis e apresentam bons resultados acústicos e térmicos, além de qualidade ecológica. Os impactos da construção podem ser absorvidos pela natureza”.
As instalações que fazem parte da exposição são compostas de pedaços de muros semifeitos, ilustrando a estrutura interior das construções. As maquetes, uma feita no Acre representando uma palafita, e outra de pau a pique, do Casarão do Chá em Mogi das Cruzes, fazem com que o visitante tenha uma noção mais exata das construções e os materiais empregados.
Os audiovisuais selecionados fazem parte da série documental de 13 episódios Habitar Habitat, produzida e narrada por Paulo Markum, onde são abordadas as habitações do povo brasileiro.
Para a chefe da seção de Galeria de Artes, Lourdes Marszoleck, “Casa: a morada das almas”, será uma grande viagem por todos os cantos do Brasil. “Conhecendo as construções que formam o lar do brasileiro, é possível desvendar uma cultura não explorada, com a sensação de que o passado está muito próximo ao presente”.
A Exposição “Casa: a morada das almas” tem abertura na quinta-feira (15), às 18h, na Galeria Nilton Zanotti, e segue em cartaz até 15 de novembro. A visitação é gratuita e acontece de terça a sábado, das 14 às 17h30. A Galeria fica no Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600. Informações pelo telefone 3496-5713.
Deixe um comentário