Artesanato, cultura e gastronomia são os elementos que compõem a Feira Navegantes, que acontecerá entre esta sexta (9) e segunda-feira (12), no Museu da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (Rua Messias Borges, 380, Santa Cruz dos Navegantes), com entrada gratuita.
A Feira, realizada pela Prefeitura de Guarujá, contará com exposição do artesanato local das comunidades caiçaras da Praia do Góes e Santa Cruz. Apresentações musicais, teatro e oficinas também estão na programação. O público poderá experimentar a culinária local, que varia entre comidas típicas nordestinas e caiçaras.
A secretária adjunta de Cultura, Patrícia Regina Gomes de Lima, explica que esse é um projeto-piloto de fomento ao plano de economia criativa que, em 2016, será implementado no Município. “A Feira tem como meta transformar e alavancar o turismo, além de ser um instrumento de geração de renda para a comunidade local.”
Até o fim do ano, o Museu recebe a Feira por mais duas vezes, na última semana de novembro e na semana que antecede o Natal. Patrícia ressalta que esta é uma oportunidade do barro Santa Cruz dos Navegantes – reconhecido como Comunidade Tradicional – se apropriar do patrimônio, que passa a ter maior relevância com a indicação na lista de Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco).
Confira a programação:
Sexta-feira (9)
11h – Abertura oficial com apresentação do Coral Municipal de Guarujá e com o Professor Fred Lincon Falcão;
15h – Lançamento do documentário “Defesa do Porto “, de Pretruccio Araújo;
16h – Grupo Baixada Ensemble.
Sábado (10)
16h -Teatro Cia Marulhos.
16h -Teatro Cia Marulhos.
Domingo (11)
14h45 – Ballet Municipal de Guarujá;
15h – Exposição de quadros de monumentos históricos paulistas – Cristiane Carrone;
16h – Apresentação Musical – Camerata de Violões Brasilis
Segunda-feira (12)
11h – Atividades Lúdicas do Museu para crianças;
14h – Brincadeiras para crianças – Grupo Corujinha Aprendiz;
15h – Intervenção Musical – Grupo Maça de Cesto.