Notícias

Liderança do PT, Maria Lúcia Prandi morre aos 70 anos

07/10/2015Da Redação
Liderança do PT, Maria Lúcia Prandi morre aos 70 anos | Jornal da Orla
Vítima de câncer, faleceu no fim da manhã desta quarta-feira (7), a presidente do Diretório do PT de Santos, Maria Lúcia Prandi. Ela estava internada desde 23 de setembro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto do Câncer, em São Paulo. 
O velório será realizado na Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, mas o horário ainda não foi definido. O corpo de Maria Lúcia será cremado. 

Maria Lúcia Prandi foi uma das principais lideranças políticas do Partido dos Trabalhadores na Baixada Santista. Professora por formação, foi secretária de Educação de Santos, vereadora, deputada estadual e deputada federal. 
Entre 1993 e 1994, foi presidente da Câmara de Santos e fez uma gestão marcada pela moralização, que reduziu gastos e diminuiu drasticamente o número de cargos ”de confiança”. 

Foi eleita deputada estadual por quatro mandatos consecutivos, entre 1995 e 2010. Em 2011,  conseguiu chegar à Câmara Federal. Foi  a candidata do PT na eleição municipal de 2008, vencida por João Paulo Tavares Papa (então no PMDB).

Prandi nasceu na cidade de Potirendaba, no innterior de São Paulo, mas foi em Santos onde consolidou sua carreira como educadora e política. Formada pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), ela atuou como professora e diretora de escola, antes de ser secretária de Educação de Santos, na gestão de Telma de Souza (1989-1992).