Notícias

Exposição indígena é prorrogada em PG

05/10/2015Da Redação
Exposição indígena é prorrogada em PG | Jornal da Orla
A exposição Museus e Memórias Indígenas, que faz parte da 9ª Primavera dos Museus, evento proposto pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), foi prorrogada. Até o dia 29 de outubro, o Museu da Cidade expõe cerca de 70 peças indígenas doadas pelo filho da historiadora Graziela Sterque, Claudio Sterque.
 
A exposição temática conta com peças autênticas, de aproximadamente 50 anos, de tribos da Amazônia e do estado do Pará. São urnas, vasos, lanças, uma sementeira, adornos e panos confeccionados pelos índios, reunidos e guardados por Graziela Sterque.
 
Além da exposição, o Museu da Cidade programou workshops abertos ao público. Sob o tema Dialogando com a Temática da 9ª Primavera dos Museus, estão sendo oferecidas oficinas até o dia 10 de outubro. Os temas são: Modelando o barro – construindo bonecas indígenas, tramando teias – tecendo lá sobre bambu (filtro dos sonhos), bordando grafismos indígenas e impressões indígenas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3496-5713.
 
De acordo com a chefe da Seção de Museu, Marcia Helena de Lima, o objetivo da exposição e dos workshops é levar o visitante a uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem no Brasil. “A preservação e exibição desse rico patrimônio cultural nos permite desconstruir preconceitos deste importante ícone da identidade nacional. Dessa forma resolvemos prorrogar a exposição, oferecendo ao público mais alguns dias para a visitação”.
 
Exposição – A exposição “Museus e Memórias Indígenas”, da 9ª Primavera dos Museus, acontece no Museu da Cidade, até o dia 29 de outubro, com visitação gratuita de terça a sábado, das 14 às 17h30. 
 
O Museu da Cidade fica no Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600. Informações pelo telefone 3496-5708.