Agosto é tradicionalmente conhecido como um mês ruim para o turismo em Guarujá devido à baixa frequência de visitantes. Porém, nesse ano, a situação foi bem positiva. Inverno com clima de verão, dólar valorizado em relação ao real e as ações de promoção internacional resultaram no aumento da quantidade de turistas de outras nações o Município. Com a cidade movimentada os profissionais do comércio e serviço saíram ganhando.
Com temperatura média acima dos 27°C e a baixa quantidade de chuvas, as praias de Guarujá viraram o destino ideal para aqueles que queriam uma opção de lazer na Ilha do Dragão, como Guarujá é conhecida. O dólar em alta também aumentou a competitividade dos hotéis, pousadas e resorts nacionais para o mercado internacional.
Prova disso é o aumento de mais de 270% no número de estrangeiros que buscaram atendimento no CIT – Centro de Informações Turísticas da Prefeitura de Guarujá, em relação ao mesmo mês de 2014. No ano passado, o volume total de turistas internacionais representava apenas 14% de todos os atendimentos no CIT, esse número saltou para 38% nesse ano.
Desses visitantes que passaram pelo CIT, 90% estavam pela primeira vez na cidade e mais da metade vieram da Argentina. Uruguaios, chilenos, russos, noruegueses, suíços e portugueses também passaram pelos postos de informações turísticas.
Outro fator que também pode ter influenciado os turistas estrangeiros foram as ações realizadas durante a Copa do Mundo de 2014. “Ao trazer a seleção da Bósnia e Herzegovina para treinamento no Guarujá, nossa cidade ganhou visibilidade nos jornais de outros países e acabou influenciando na escolha do nosso destino pelos estrangeiros”, lembrou a Secretária de Turismo de Guarujá Maria Eunice Leão Groetzinger.
Representantes do trade turístico também notaram o aumento dos estrangeiros na Cidade. Foi o caso do presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau, João Carlos Pollak, que ressaltou que os esforços para a promoção turística internacional foram fundamentais para atrair esses novos viajantes.
“Os 61 associados comemoram o aumento de 270% no fluxo de visitantes internacionais no mês de agosto, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Em um momento de dificuldades na economia geral, esse desempenho cria uma boa expectativa para toda a cadeia do turismo em relação à próxima temporada no Guarujá”, completa Pollak.
Alexandre Nunes, gerente executivo do Santos e Região CVB também comentou o aumento de estrangeiros. Nunes lembrou que os esforços pró-Olimpíadas que também estão sendo feitos são relevantes para a atração de turistas. “Todos estes esforços, em conjunto, são fatores preponderantes para este aumento no fluxo, somados ao clima agradável durante o mês de agosto, à valorização do dólar e à proximidade dos grandes centros receptores, como São Paulo e Rio de Janeiro. Esta demanda é, sem dúvida, muito importante para o turismo em nossa região, pois injeta dinheiro de fora em nossa economia, em um momento econômico delicado para o país”.
CIT – A Secretaria de Turismo oferece atendimento aos turistas interessados em conhecer mais os atrativos da cidade. Eles podem procurar pessoalmente o Centro de Informações Turísticas, localizado dentro da Secretaria Municipal de Turismo, na Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 723 na praia das Pitangueiras. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9 às 18h e aos finais de semana e feriados das 10 às 14h. O Atendimento também pode ser feito pelo telefone (13) 3344-4600 ou pelo email
[email protected]
Deixe um comentário