Integrantes do curso de Dança em Cadeira de Rodas da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), uma parceria com o Studio Las Cia. de Dança, se destacaram na Copa Mundial de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas, disputada entre os dias 3 e 7 deste mês, em São Petesburgo, na Rússia.
A delegação santista, composta por sete pessoas, foi a única representante da América do Sul no evento e conquistou 14 medalhas, sendo uma delas de prata, na categoria Duo Freestyle, com os bailarinos Ana Patrícia Costa e Valmir Coelho.
Categorias
No evento, que reuniu 20 países e mais de 120 atletas, a equipe da Cidade se revezou nas categorias Danças Latinas (que engloba os estilos samba, cha cha cha, rumba, passo doble e jive) e Standards (valsa lenta, valsa vienense, slow fox, quick step e tango).
Para Ana Patrícia Costa, vice-campeã mundial no Duo freestyle, o resultado não foi surpresa. “Não conhecíamos o lugar e o campeonato, mas sabíamos que o grupo tinha condições de estar ali e fazer muito bem feito, pois treinamos duro para ir para a Rússia desde o ano passado. Queria muito levar o samba para a competição. Os professores compraram essa ideia e foi muito bom representar essa nossa brasilidade”, conta a bailarina, que integra o grupo há 10 anos e estreou em evento internacional.
Desafios
Agora, a equipe santista se prepara para mais desafios: o campeonato mundial da modalidade, disputado em Roma, na Itália, entre os dias 5 e 8 de novembro, e o brasileiro, que ocorre entre os dias 26 e 28 de novembro, em Recife.
“Sempre conquistamos pódio nos brasileiros. É este campeonato que nos qualifica para disputar os mundiais. Aliás, também fomos convidados para participar da abertura dos jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro”, conclui o professor, atleta e técnico Alexandre Siqueira.
Lídia Fagundes brilha na festa de abertura
Além dos prêmios, as bailarinas Adelina Perez, Lídia Fagundes e Ana Patrícia marcaram presença no evento de abertura da Copa Mundial da Rússia. Foi Lídia quem levantou taça mundial durante a coreografia, que reuniu representantes de vários países.
Impressões
Valmir Coelho custa a acreditar na conquista. “Eu ainda não acredito no que está acontecendo. Foi meu primeiro mundial. Via o pessoal dançando com aquelas cadeiras modernas no vídeo e, quando me dei conta, estava no meio deles. Foi emocionante chegar tão longe”, disse o atleta, que participa do grupo há 4 anos.
A técnica Luciana destaca a superação da equipe. “Não tínhamos a noção de como estava nossa técnica e nossos equipamentos em relação aos outros competidores. Mas quando chegamos lá e fomos disputar de igual para igual, avançando nas baterias e conquistando as medalhas, veio aquela sensação de dever cumprido e trabalho muito bem feito”.
Adelina Perez, que também participou do mundial em 2010, comenta a atuação nesta Copa. “Na Alemanha eu estava estreando, sozinha com o Alexandre, mas agora fomos em grupo. Pude transmitir um pouco da minha experiência e me senti mais preparada. O apoio mútuo nos fortaleceu”.
Curso da Secult tem 10 anos
O curso municipal de Dança em Cadeira de Rodas completa 10 anos de existência este ano. Para Alexandre Siqueira, a iniciativa do poder público foi fundamental para o nível alcançado pelos atletas. “Se não tivéssemos apoio da Secult, que mantém o curso há 10 anos, nada disso poderia ser realizado. Os dançarinos do Studio são formados pelo curso municipal. Sem essa base, não poderíamos representar o Brasil nos campeonatos e nem teríamos conquistado tantos prêmios até hoje”.
O grupo também conta com apoio da Secretaria Municipal de Defesa da Cidadania (Secid) e de Câmara.
Categorias/Colocações:
Duo freestyle
2° lugar – Ana Patrícia Costa e Valmir Coelho
Duo latin convention
7° lugar – Ana Patrícia Costa e Valmir Coelho
Single convention
6° lugar – Adelina Perez
11° lugar – Ana Patrícia Costa
17° lugar – Lídia Fagundes
Single freestyle
4° lugar – Ana Patrícia Costa
10° lugar – Adelina Perez
Grupo freestyle
7° lugar – Studio Las Cia. de Dança / Secult
Combi latino 2
11° lugar – Lídia Fagundes e Alexandre Siqueira
Combi latino 2 freestyle
13° lugar – Lídia Fagundes e Alexandre Siqueira
15° lugar – Luciana Ramos e Valmir Coelho
Deixe um comentário