Notícias

Premiação encerra mais uma etapa

19/09/2015Da Redação
Premiação encerra mais uma etapa | Jornal da Orla
Na quarta-feira (16), o Jornal da Orla finalizou, com sucesso, mais uma etapa do Projeto Cidadão. A escola Dino Bueno, na Encruzilhada, recebeu a cerimônia para premiar os autores dos melhores desenhos e frases sobre o tema: “Xô, dengue”. Autoridades, professores, profissionais da área da Saúde, apoiadores do projeto e familiares prestigiaram os estudantes da rede municipal de ensino, cujos trabalhos se destacaram no concurso cultural. 

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, enalteceu os 11 anos de parceria da Prefeitura com o Jornal da Orla e a pontualidade dos temas abordados pelo projeto. “O Jornal da Orla tem feito um trabalho fundamental para as nossas escolas no sentido de conscientizar os alunos. O mais importante é a multiplicação de ensinamentos. Quando chega em casa, a criança compartilha o que aprendeu na escola com os pais. E isso ajuda a cuidar da nossa cidade e a combater a dengue com eficiência”. 

O chefe do Executivo aproveitou para ressaltar a importância da dedicação dos professores em mais uma etapa. “Sem o educador, nada acontece. Ele é o grande responsável pela transformação e formação das nossas crianças. É por isso que, cada vez mais, nós investimos na valorização do e professor, e projetos como esse comprovam a importância que o educador santista tem para construir uma cidade cada vez melhor”.

A secretária municipal da Educação, Venúzia Fernandes do Nascimento, destacou que as atividades propostas pelo Projeto Cidadão auxiliam para que as crianças vivenciem os assuntos e repassem aos familiares. “Realmente, a edição deste ano deu muito trabalho para nossos jurados. Foram mais de mil trabalhos, com a participação de 24 escolas. Os alunos capricharam. Eles fizeram passeatas, cartazes, panfletos. Dessa forma, conseguimos conscientizar toda a comunidade escolar. Tenho certeza de que as informações de como prevenir e como cuidar dos espaços para não termos problemas de dengue chegaram aos munícipes. Nós vamos vencer a luta contra a dengue”.

Anfitriã da premiação, a diretora da escola Dino Bueno, Angela Maria Rodrigues Tavares Braga, lembrou que a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, bem como os sintomas da dengue, são assuntos abordados pelos professores durante todo o ano com os pequenos. “Infelizmente, a nossa cidade tem problema com a dengue há muitos anos. Sempre trazemos o tema para a sala de aula. Então, eles sabem tudo sobre a doença. Por isso, os desenhos são sempre bonitos e informativos. Nesta etapa, uma de nossas alunas levou o terceiro lugar”, comemora a educadora. 

O Projeto Cidadão é uma iniciativa do Jornal da Orla, realizada em parceria com a Prefeitura de Santos. Nesta etapa, a Foto Louzada Digital e a Coimbra Engenharia e Soluções apoiaram o projeto.
 
Não deixe a dengue invadir a sua praia
Foram seis alunas premiadas e elas mostraram que são experts quando o assunto é o combate à dengue. A vencedora na categoria desenho, Victória Evelyn Bispo dos Santos, da escola Irmão José Genésio, retratou, com bom humor, as praias de Santos e o Aedes Aegypti, tentando pousar de paraquedas na areia. “Como o verão está chegando, tentei alertar as pessoas para que o mosquito não invada a nossa praia. A minha mãe teve dengue e eu sei como foi difícil para ela. É uma doença perigosa”, conta a menina. 

Outro desenho premiado, o da aluna Thuanny Aparecida de Oliveira, da escola Dino Bueno, alerta para a forma ideal de eliminar os criadouros do mosquito: deixar garrafas com as bocas para baixo, colocar areia nos pratos de plantas, tampar bem a caixa-d’água, limpar as calhas frequentemente. 

A frase vencedora, da estudante Maria Helena Menezes, da UME Martins Fontes, sugere ação: “Na luta contra a dengue, nem você e nem a água podem ficar parados”. Ela explica que não precisou de ajuda dos pais para criar uma frase que alertasse a todos sobre a dengue. “Eu escrevi três frases como tarefa de casa. A minha professora me ajudou a escolher a melhor. Fiquei surpresa por ter ganhado esse concurso. Estou muito feliz”. 

Escola com maior participação:
Paula Eugênio, da UME Mário de Almeida Alcântara, recebeu a premiação das mãos do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa

 
Produção artística


 

1º lugar: 
Victória Evelyn Bispo Santos
 
UME Irmão José Genésio 
5º ano A

 
2º lugar:
Gabrielly Yasmim dos Santos Cardoso
 
UME Professora Maria de Lourdes Borges Bernal 
3º ano


 
3º lugar:
Thuanny Aparecida de Oliveira
 
UME Dino Bueno 
5º ano C
 
Frases


 
“Na luta contra a dengue, nem você e nem a água podem ficar parados!”
1º lugar: 
Maria Helena Menezes 
 
UME Martins Fontes 
7º ano A

 
“A conscientização é o começo, a dengue é o fim: cuide de você e de mim.”
2º lugar:
Ketelyn Domingos Santos 
 
UME  Professor Mário de 
Almeida Alcântara 
8º ano A

 
“Dengue… para combater esse mal, mudança de hábito é fundamental!”
3º lugar:
Ingryd Ferreira
 
UME Irmão José Genésio
6º ano A

Confira a matéria completa no Jornal da Orla na TV: