O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, enalteceu os 11 anos de parceria da Prefeitura com o Jornal da Orla e a pontualidade dos temas abordados pelo projeto. “O Jornal da Orla tem feito um trabalho fundamental para as nossas escolas no sentido de conscientizar os alunos. O mais importante é a multiplicação de ensinamentos. Quando chega em casa, a criança compartilha o que aprendeu na escola com os pais. E isso ajuda a cuidar da nossa cidade e a combater a dengue com eficiência”.
O chefe do Executivo aproveitou para ressaltar a importância da dedicação dos professores em mais uma etapa. “Sem o educador, nada acontece. Ele é o grande responsável pela transformação e formação das nossas crianças. É por isso que, cada vez mais, nós investimos na valorização do e professor, e projetos como esse comprovam a importância que o educador santista tem para construir uma cidade cada vez melhor”.
A secretária municipal da Educação, Venúzia Fernandes do Nascimento, destacou que as atividades propostas pelo Projeto Cidadão auxiliam para que as crianças vivenciem os assuntos e repassem aos familiares. “Realmente, a edição deste ano deu muito trabalho para nossos jurados. Foram mais de mil trabalhos, com a participação de 24 escolas. Os alunos capricharam. Eles fizeram passeatas, cartazes, panfletos. Dessa forma, conseguimos conscientizar toda a comunidade escolar. Tenho certeza de que as informações de como prevenir e como cuidar dos espaços para não termos problemas de dengue chegaram aos munícipes. Nós vamos vencer a luta contra a dengue”.
Anfitriã da premiação, a diretora da escola Dino Bueno, Angela Maria Rodrigues Tavares Braga, lembrou que a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, bem como os sintomas da dengue, são assuntos abordados pelos professores durante todo o ano com os pequenos. “Infelizmente, a nossa cidade tem problema com a dengue há muitos anos. Sempre trazemos o tema para a sala de aula. Então, eles sabem tudo sobre a doença. Por isso, os desenhos são sempre bonitos e informativos. Nesta etapa, uma de nossas alunas levou o terceiro lugar”, comemora a educadora.
O Projeto Cidadão é uma iniciativa do Jornal da Orla, realizada em parceria com a Prefeitura de Santos. Nesta etapa, a Foto Louzada Digital e a Coimbra Engenharia e Soluções apoiaram o projeto.
Outro desenho premiado, o da aluna Thuanny Aparecida de Oliveira, da escola Dino Bueno, alerta para a forma ideal de eliminar os criadouros do mosquito: deixar garrafas com as bocas para baixo, colocar areia nos pratos de plantas, tampar bem a caixa-d’água, limpar as calhas frequentemente.
A frase vencedora, da estudante Maria Helena Menezes, da UME Martins Fontes, sugere ação: “Na luta contra a dengue, nem você e nem a água podem ficar parados”. Ela explica que não precisou de ajuda dos pais para criar uma frase que alertasse a todos sobre a dengue. “Eu escrevi três frases como tarefa de casa. A minha professora me ajudou a escolher a melhor. Fiquei surpresa por ter ganhado esse concurso. Estou muito feliz”.
Deixe um comentário