Saúde

O pó do toner é tóxico?

17/09/2015
O pó do toner é tóxico? | Jornal da Orla

Quem lida com impressoras e tem que fazer a substituição do toner com frequência talvez tenha algumas dúvidas em relação à segurança do produto. O pó do toner é tóxico? Faz mal para a saúde? A resposta para essas perguntas não é tão simples e o contato e manuseio constantes do pó de toner exigem sim alguns cuidados por parte dos usuários.

O pó de cartuchos de toner em si não é tóxico e nem perigoso para os seres humanos no primeiro contato. Porém, ele é formado por partículas extremamente pequenas e as pessoas podem sentir irritação em seu sistema respiratório quando expostas por um longo período ou em grandes quantidades. As impressoras a laser deixam alguns resíduos imperceptíveis suspensos no ar durante o seu funcionamento, e por isso não é recomendável que o equipamento seja instalado próximo aos funcionários em empresas com grandes demandas de impressão. Também é recomendado que as impressoras sejam instaladas em locais próprios e com bastante ventilação.

Esses resíduos são especialmente prejudiciais para usuários com problemas respiratórios como asma e bronquite, que devem evitar permanecer perto dos equipamentos de impressão. Um estudo da Universidade de Rostock, na Alemanha, constatou que as partículas do toner podem desencadear um processo cancerígeno.

Outros países da Europa, como Finlândia, Noruega, Dinamarca, Islândia e Suécia, também estão atentos aos perigos e publicam desde 1989 um guia de princípios ecologicamente corretos para diversos produtos, inclusive os toners. No capítulo dedicado aos cartuchos, os toners são reconhecidos como potencialmente cancerígenos por conta da irritação nas vias respiratórias.

O Air Quality and Health Program da Queensland University of Technology também alerta para os riscos das partículas de toner emitidas no ar pelas impressoras a laser e recomenda que se evite qualquer contato com o produto.

Para quem trabalha diretamente com reciclagem de toners, a indicação é que se utilize uma Estação de Toner, que isola o produto e protege tanto os profissionais quanto o ambiente. Se não é o seu caso e você se encaixa na categoria de usuário final, a recomendação é de que evite fazer a recarga manualmente e utilize sempre cartuchos de toner originais, que oferecem maior segurança para os usuários.

Atente também para o descarte correto dos cartuchos de toner, para evitar que os resíduos de pó contaminem a água e o meio-ambiente. Sua saúde agradece!