Esportes

Judoca representa SV em campeonato mundial

16/09/2015Da Redação
Judoca representa SV em campeonato mundial | Jornal da Orla
Entre os principais atletas do mundo na categoria de judô, o professor de Educação Física Denison Soldani Santos representa São Vicente no Campeonato Mundial de Veteranos, realizado pela Federação Internacional de Judô, em Amsterdã, Holanda. O evento acontece de 21 a 24 de setembro. Mais de 1500 atletas de todo o mundo participam da competição.
 
O professor viaja nesta sexta-feira (18) para poder enfrentar a primeira luta no dia 22. Há 36 anos praticando o esporte, o judoca revela com entusiasmo sobre as conquistas na vida: “É uma paixão. Tudo que eu tenho devo ao judô”.
 
Desde 2011, o judoca é professor em escolas municipais, além de dar aulas no Projeto Escolinhas de Esportes da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Sesportur), especialmente no polo esportivo da EMEF Pastor Joaquim Rodrigues da Silva, na Cidade Náutica. No Centro Esportivo Beija-Flor, onde também exerce a função, está com 100 alunos praticando a arte marcial.
 
Atualmente com 42 anos, treina diariamente para conseguir bons resultados e adquirir novas experiências na competição, entretanto, almeja tratar como oportunidade para que no futuro possa levar alunos vicentinos ao exterior e trazer atletas profissionais à Cidade, como no ano passado, quando 20 atletas da seleção da Itália visitaram o Município para treinamentos. Alunos vicentinos também tiveram a oportunidade de conhecer e visitar a Cidade com a delegação italiana, que participarão das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.
 
Sobre o judô no Brasil, Denison Soldani acredita que “vem crescendo cada vez mais”, porque os atletas podem se destacar profissionalmente. Enquanto da importância de praticar a arte marcial diz: “Dá muita disciplina e respeito”.
 
Para ele, além de ganhar ou perder, as pessoas aprendem a ser gentis com os adversários, principalmente no momento dos cumprimentos. “Pegarem firme, acreditarem e serem perseverantes sempre. Nunca desistirem no primeiro obstáculo”, incentiva o judoca àqueles que estão iniciando na carreira esportiva.
 
Em 2011, o professor também foi responsável por instruir os alunos da EMEF Pastor Joaquim Rodrigues da Silva que ganharam os Jogos Escolares na modalidade judô; em 2013, participou do World Masters Games (Jogos Mundiais Master em português) representando o país italiano, que aconteceu em Turim, na Itália; e no mesmo ano, nos Jogos Regionais de Barueri, representando o Município, conquistou a medalha de ouro na categoria judô, junto com outros alunos vicentinos.