Os estudantes da rede municipal de ensino de Santos se empenharam muito para mostrar que sabem da importância de se combater a dengue todos os dias. E, após participar de atividades, como palestras com a equipe da Secretaria de Saúde, caminhada e distribuição de panfletos, eles lançaram mão de papel, lápis, canetinhas, giz de cera para criar desenhos e frases sobre o tema.
A coordenadora de Formação do Departamento de Projetos da Secretaria de Ensino, Maria Ilídia Troncoso, contou que a tarefa de selecionar os trabalhos não foi fácil. “Eu acho que os alunos estão de parabéns. Percebe-se, claramente, quando há uma mediação mais assertiva por parte dos professores. Levamos em consideração a faixa etária e o tipo de posição crítica em relação à dengue. Mas é sempre difícil escolher os melhores trabalhos”.
Ela destacou a importância do educador. “O papel do professor é fundamental, porque é ele que, quando chega uma campanha deste tipo, dá a linha de coerência e sensibiliza. À medida que o aluno reflete sobre a temática e é levado a ter uma postura crítica, ele se apropria e se torna protagonista deste projeto”.
Para a veterana no corpo de jurados do Projeto Cidadão, a educadora Lenarde Mendes, os estudantes estão se superando a cada etapa. “As crianças estão compreendendo melhor sobre a dengue e suas causas e consequências e traduzem o conhecimento em uma atividade pictórica mais interessante. É surpreendente a criatividade dos desenhos e frases que retratam como eles enxergam a dengue na cidade. Por conta disso, a nossa escolha teve que ser mais criteriosa. Infelizmente, não podemos premiar a todos”, lamenta.
Secretaria de Saúde como aliada
A integrante da equipe, Ana Lúcia Bueno, participou da escolha dos trabalhos no encontro na sede do Jornal da Orla e afirmou que os alunos compreenderam a mensagem e a retrataram em seus trabalhos. “Nós procuramos, de uma forma lúdica, transmitir os conhecimentos sobre a dengue, a biologia do mosquito. É importante conhecer para saber como combater. Eu achei que, em algumas escolas, as crianças se envolveram bastante. Os alunos e educadores estão de parabéns”.
A especialista em dengue acredita na união de esforços entre as secretarias de Saúde, Educação e o Jornal da Orla para conscientizar as crianças e a comunidade. “Há muitos anos convivemos com a dengue em nossa cidade, por isso, esse trabalho com as crianças é importante porque eles repassam as informações aos pais. A dengue é uma doença séria. Não há remédio nem vacina contra ela, somente a eliminação de criadouros pode combater o mosquito”, explicou.
Há 11 anos o Jornal da Orla desenvolve o Projeto Cidadão com alunos da rede municipal de ensino de Santos. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura da Cidade, Foto Louzada Digital, Coimbra Engenharia & Soluções. A cerimônia para premiação dos vencedores desta etapa acontece na quarta-feira (16), às 9h, na UME Dino Bueno, na Encruzilhada.
Deixe um comentário