Notícias

A árdua tarefa de escolher os melhores

12/09/2015Da Redação
A árdua tarefa de escolher os melhores | Jornal da Orla
Três juradas tiveram o desafio de escolher os desenhos e frases que mais se destacaram no concurso cultural do Projeto Cidadão, cujo tema é “Xô, Dengue!”. O encontro aconteceu na quarta-feira (9), no Jornal da Orla, e as educadoras demoraram cerca de duas horas e meia, tamanha foi a dificuldade de eleger os seis melhores trabalhos entre mais de mil. 

Os estudantes da rede municipal de ensino de Santos se empenharam muito para mostrar que sabem da importância de se combater a dengue todos os dias. E, após participar de atividades, como palestras com a equipe da Secretaria de Saúde, caminhada e distribuição de panfletos, eles lançaram mão de papel, lápis, canetinhas, giz de cera para criar desenhos e frases sobre o tema.

A coordenadora de Formação do Departamento de Projetos da Secretaria de Ensino, Maria Ilídia Troncoso, contou que a tarefa de selecionar os trabalhos não foi fácil.  “Eu acho que os alunos estão de parabéns. Percebe-se, claramente, quando há uma mediação mais assertiva por parte dos professores. Levamos em consideração a faixa etária e o tipo de posição crítica em relação à dengue. Mas é sempre difícil escolher os melhores trabalhos”. 

Ela destacou a importância do educador. “O papel do professor é fundamental, porque é ele que, quando chega uma campanha deste tipo, dá a linha de coerência e sensibiliza. À medida que o aluno reflete sobre a temática e é levado a ter uma postura crítica, ele se apropria e se torna protagonista deste projeto”.

Para a veterana no corpo de jurados do Projeto Cidadão, a educadora Lenarde Mendes, os estudantes estão se superando a cada etapa. “As crianças estão compreendendo melhor sobre a dengue e suas causas e consequências e traduzem o conhecimento em uma atividade pictórica mais interessante. É surpreendente a criatividade dos desenhos e frases que retratam como eles enxergam a dengue na cidade. Por conta disso, a nossa escolha teve que ser mais criteriosa. Infelizmente, não podemos premiar a todos”, lamenta.

Secretaria de Saúde como aliada
Durante todas as atividades do Projeto Cidadão, os educadores da Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde estiveram presentes para mostrar aos estudantes todos os detalhes sobre a dengue e o Aedes Aegypti. A cada visita, os pequenos puderam ver como o mosquito se desenvolve por meio de amostras de ovos e larvas reais, além de receberem a visita mais do que indesejada da grande “mosquita”, personagem interpretado por uma das educadoras.

A integrante da equipe, Ana Lúcia Bueno, participou da escolha dos trabalhos no encontro na sede do Jornal da Orla e afirmou que os alunos compreenderam a mensagem e a retrataram em seus trabalhos. “Nós procuramos, de uma forma lúdica, transmitir os conhecimentos sobre a dengue, a biologia do mosquito. É importante conhecer para saber como combater. Eu achei que, em algumas escolas, as crianças se envolveram bastante. Os alunos e educadores estão de parabéns”.  

A especialista em dengue acredita na união de esforços entre as secretarias de Saúde, Educação e o Jornal da Orla para conscientizar as crianças e a comunidade. “Há muitos anos convivemos com a dengue em nossa cidade, por isso, esse trabalho com as crianças é importante porque eles repassam as informações aos pais. A dengue é uma doença séria. Não há remédio nem vacina contra ela, somente a eliminação de criadouros pode combater o mosquito”, explicou.

Há 11 anos o Jornal da Orla desenvolve o Projeto Cidadão com alunos da rede municipal de ensino de Santos. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura da Cidade, Foto Louzada Digital, Coimbra Engenharia & Soluções. A cerimônia para premiação dos vencedores desta etapa acontece na quarta-feira (16), às 9h, na UME Dino Bueno, na Encruzilhada.
 
Confira os trabalhos vencedores:
 
Produção Artística
1º lugar: 
Victória Evelyn Bispo Santos
UME Irmão José Genésio – 5º A

 
2º lugar:
Gabrielly Yasmim dos Santos Cardoso
UME Professora Maria de Lourdes Borges Bernal 
3º ano

 
3º lugar:
Thuanny Aparecida de Oliveira
UME Dino Bueno – 5º C

 
Frases
“Na luta contra a dengue, nem você e nem a água podem ficar parados!”
1º lugar: 
Maria Helena Menezes 
UME Martins Fontes – 7º A
 
“A conscientização é o começo, a dengue é o fim: cuide de você e de mim.”
2º lugar:
Ketelyn Domingos Santos 
UME  Professor Mário de 
Almeida Alcântara – 8º A
 
“Dengue… para combater esse mal, mudança de hábito é fundamental!.
3º lugar:
Ingryd Ferreira
UME Irmão José Genésio – 6º A

Confira a matéria completa do Jornal da Orla na TV: