Notícias

O início da Advocacia

10/09/2015Da Redação
O início da Advocacia | Jornal da Orla
O início de uma jornada e os primeiros passos de um caminho, não são fáceis. A inexperiência naturalmente nos desperta insegurança. Essa regra vale para todas as áreas de nossas vidas e, com a Advocacia, não é diferente. 

O advogado que inicia a carreira enfrenta obstáculos que a faculdade bem como o Exame de Ordem não podem suprir. Assim, a Comissão do Jovem Advogado da OAB Santos nasce para acompanhar os primeiros passos na advocacia. Chama-se jovem advogado o recém-ingresso e iniciante na profissão, independentemente da idade.

A melhor maneira de prestar bom serviço é tornando eficaz a capacitação do profissional. É necessário garantir que o advogado seja, além de técnico, conhecedor de suas prerrogativas, de suas limitações no Código de Ética e da maneira correta de agir na prática. Por esse motivo, a Comissão do Jovem Advogado tem como um dos projetos principais o Curso de Capacitação do Jovem Advogado onde o profissional se submete, opcionalmente, a um curso de três dias, para receber instruções de advogados experientes e atuantes, sobre como agir diante de determinadas situações práticas. Conceitos de coaching, publicidade e oratória também são passados de forma a suprir qualquer dificuldade do início da carreira.

Um advogado bem preparado é uma sociedade bem amparada. Para garantir o bom atendimento do cidadão, entendendo as dificuldades com os gastos do primeiro escritório, a OAB Santos oferece o Escritório Compartilhado onde, por um preço simbólico e com prévia reserva, o profissional atende seu cliente em um espaço digno, com computador, telefone e secretária a sua disposição. Tudo isso para que o advogado sinta-se amparado e seguro para o exercício de sua função.

Muito nos entristece ouvir comentários impertinentes a respeito da imagem do advogado associada à desonestidade, porém, também entendemos que a única maneira de rebater tais argumentos é trabalhar na base. Ou seja, garantir que o jovem advogado seja instruído de maneira correta para agir com ética, defender suas prerrogativas e auxiliar o cidadão que lhe procura de maneira que a figura do advogado volte a ser valorizada e respeitada como um integrante da democracia brasileira, fundamental na organização da justiça, da ordem e do progresso da nação. Esta é uma das ações que a OAB Santos faz em respeito a você.
 
*Luma Guedes Nunes é advogada, Mestre em Direito Ambiental pela UniSantos. Professora Universitária e coordena a Comissão do Jovem Advogado da OAB Santos. 

**Gabriel Miceli de Carvalho é advogado, pós-graduado em Processo Penal pela Escola Paulista de Direto e subcoordenador da Comissão do Jovem Advogado OAB Santos. Especiais para a OAB Santos.