Enoleitores,
Um dos países que muito têm se desenvolvido na arte da viticultura com pesquisas sérias e investimento é a África do Sul.
A Universidade de Stellenbosh é um importante centro de estudos e desenvolvimento nesta área. Neste país através de pesquisas foi criada por enxertia a uva Pinotage, cruzamento das uvas francesas Pinot Noir e Cinsault (antiga hermitage), que dentro de uma viticultura adequada, bem conduzida e com rendimento controlado pode dar ótimos vinhos. Tornou-se a uva emblemática do país. Porém a grande estrela de vinhos sensacionais é uva Shiraz, que sozinha ou junto à Cabernet Sauvignon e Merlot, num corte estilo bordalês, origina vinhos excelentes. Além dos tintos, são produzidos vinhos de diferentes espécies como espumantes brancos das uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay e de sobremesa, espalhados pela regiões de Stellenbosch, Paarl, Walker Bay e Cosntance, onde produz o melhor vinho de sobremesa do país, o Vin de Constance, de colheita tardia, da uva Moscatel, passando por barrica e descansando cinco anos antes de ser comercializado. Este vinho têm aromas de laranja, mexerica, mel e especiarias, na boca doce, com boa acidez, untuoso, deixando na boca um gostinho de amêndoas torradas.
Franschhoek Valley, a vila francesa dentro de Paarl, com apenas 7 km2, é uma área nobre com vinícolas boutique que aliam excelentes vinhos de alta gama a uma culinária de autor, moderna, orgânica e sustentável. Se quiserem experimentar alguma coisa do país sugiro Boekenhoutskloof Syraz aromas de ameixa e floral, na boca apresenta frutas, taninos finos e equilibrados e com uma ótima acidez, deixando um final de boca longo e frutado.
Glen Calou Single Vineyard Chardonnay, passando por barricas novas francesas, apresenta coloração amarela para dourado, aromas florais na boca abacaxi maduro, bem estruturado e com uma acidez presente, deixando um final de boca longo.
Vin de Constance, vinho doce apresentava aromas de pêssego em compota, damasco, na boca muito complexo apresentando o gosto dos aromas e muita doçura deixando um retrogosto longo e doce.
Enoabraços e uma ótima semana!