Notícias

Formando agentes multiplicadores

29/08/2015Da Redação
Formando agentes multiplicadores | Jornal da Orla
Alunos do quarto ano da UME Antonio Demóstenes Brito, no Boqueirão, participaram, na terça-feira (25), da abertura do Projeto Cidadão. Nesta etapa, o tema é “Xô, Dengue!” Afiados, eles mostraram que conhecem bem o mosquito transmissor da doença que, há muitos anos, preocupa a população de Santos.

“Têm algumas pessoas que ignoram as dicas para se livrar da dengue. Tem que manter a caixa-d’água fechada, as garrafas de cabeça para baixo e não jogar lixo em terrenos baldios”, explicou o aluno Vinicius Augusto Rodrigues Lino, de 9 anos. Ele, que é expert quando o assunto é dengue, ajudou a turma a criar um panfleto para alertar a comunidade sobre os perigos da doença. “Eu já tive dengue e tive falta de apetite, meus olhos ficaram caídos e fiquei com o rosto triste”, explica. A aluna Júlia Vitória dos Santos Mendes, de 9 anos, também mostrou que estava com o tema na ponta da língua. “Quem transmite a dengue é a fêmea do mosquito. É uma doença perigosa que pode até matar”.

Além da visita da equipe do Jornal da Orla, os estudantes receberam, com entusiasmo, os educadores das secretarias de Saúde e de Educação, que apresentaram um vídeo impressionante sobre o ciclo de reprodução do Aedes Aegypti. Após a sabatina com os professores, eles foram às ruas para distribuir os panfletos com orientações sobre como prevenir a doença, os principais sintomas e eliminação dos criadouros. 

No encontro, as professoras receberam uma cartilha, criada pelo Jornal da Orla, que servirá como apoio para a criação dos desenhos e frases sobre o tema para um concurso cultural proposto pelo Projeto Cidadão.

“A escola é a parte inicial e principal para nós darmos um jeito na dengue. Nós esperamos que os estudantes sejam grandes multiplicadores de informação.”, explicou a professora Rosamaria Bertoni, que será responsável por desenvolver as atividades do projeto com a turma.

 
Parceria de sucesso
Para a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Carla Mansur, o Projeto Cidadão é um grande aliado da escola no desafio de educar os pequenos. “Nós temos a parceria de vários anos, que está evoluindo com as crianças. Esta turma está no quarto ano, então, desde o primeiro ano nós desenvolvemos este trabalho de conscientização em sala de aula, com as histórias em quadrinhos que o Jornal da Orla fornece. Temos um trabalho constante. Eu acredito que esta iniciativa traz uma mudança de postura e de comportamento deles”

Na terça-feira (1º), a equipe do Projeto Cidadão irá visitar a escola Mário de Almeida Alcântara, no Valongo. Dia 4 é o prazo máximo para os educadores entregarem os trabalhos que vão concorrer a prêmios no concurso cultural promovido pelo Jornal da Orla. Os alunos de 1º ao 5º ano devem produzir desenhos que podem ser feitos a lápis, canetinha, giz de cera ou tinta, em papel sulfite. Os do 6º ao 9º ano criarão uma frase sobre a importância do combate à dengue. Um corpo de jurados avaliará critérios como pertinência ao tema, criatividade, estética e ortografia. Os vencedores serão conhecidos no dia 15 de setembro.