O Museu do Café, em parceria com o Museu da Imigração, ambas instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura, na quinta-feira (27), a nova exposição temporária Imigrantes do Café. A mostra é fruto de uma curadoria compartilhada com o equipamento cultural da capital e apresenta histórias e memórias da imigração para as lavouras cafeeiras no estado de São Paulo. A cerimônia de inauguração tem início às 19h e tem entrada gratuita. A exposição permanece em cartaz até o dia 9 de novembro.
A exposição retrata o cotidiano dos imigrantes desde a chegada ao Brasil pelo Porto de Santos – principal porta de entrada do país -, passando pela Hospedaria de Imigrantes do Brás e suas dependências, e, por fim, a ida para as lavouras. Lá, não somente o dia a dia do trabalho será retratado, mas também a vida pessoal desses imigrantes e os costumes que eles trouxeram de seus países para cá – e que são parte fundamental na composição do mosaico cultural que encontramos no Brasil.
Os acervos presentes na exposição, como fotografias, objetos, textos e depoimentos, foram selecionados em conjunto entre as duas equipes. “A exposição traz objetos que mostram o roteiro que o imigrante percorria desde o porto, até ir para as plantações. No primeiro módulo, focamos na chegada do imigrante, e aqui fazemos um contraponto. Enquanto o imigrante chegava no Brasil para uma nova vida, as sacas de café eram destinadas à Europa pelo mesmo local, o Porto de Santos, e utilizamos materiais de acervo para ilustrar isso. No segundo, passamos para a Hospedaria de Imigrantes do Brás, com objetos utilizados nos escritórios para registros de quem vinha de fora. No terceiro e quarto módulos, focamos nas fazendas, com objetos utilizados no trabalho e vida pessoal dos imigrantes, respectivamente”, explica a coordenadora técnica do Museu do Café, Marcela Rezek.
Além disso, ao longo da exposição, os visitantes terão contato com depoimentos do projeto de História Oral do acervo do Museu da Imigração, um dos destaques da curadoria. No total serão seis áudios com os testemunhos de imigrantes de diversos países que trabalharam em lavouras de café, entre as décadas de 1910 e 1920, logo após chegarem ao Brasil e sua passagem pela Hospedaria de Imigrantes.
O processo de curadoria da exposição, dividido entre as equipes dos dois museus, foi algo inédito para as instituições e que abre oportunidades para que outras atividades semelhantes sejam criadas. “Por sermos museus co-irmãos, geridos pelo mesmo instituto (INCI), conseguimos trabalhar a pesquisa, curadoria e comunicação museológica de uma maneira eficiente, gerando uma leitura igual. Foi um passo para futuras parcerias em novas exposições ou atividades”, complementa Marcela.
Após o encerramento de Imigrantes do Café, no Museu do Café, a exposição entrará em cartaz no Museu da Imigração, dando a oportunidade para os moradores da capital paulista se aprofundarem no assunto.
Museu da Imigração – Com reinauguração realizada em maio de 2014, o Museu da Imigração reabriu suas instalações com novo plano museológico e exposição de longa duração, completamente reformulada. O prédio, tombado pelo Conpresp e pelo Condephaat, passou pelo primeiro restauro completo desde que teve sua construção finalizada, em 1888.
Sediado no edifício da antiga Hospedaria do Brás – patrimônio público e importante ícone da história do estado e da cidade de São Paulo – o Museu da Imigração retomou as atividades com o objetivo de compreender e refletir o processo migratório a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978. O MI funciona de terça a sábado, das 9 às 17h, e aos domingos, das 10 às 17h. O ingresso para visitação custa R$ 6, com gratuidade aos sábados. Saiba mais em www.museudaimigracao.org.br.
Já o Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9 às 17h, e aos domingos entre 10 e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9 às 18h, e aos domingos entre 10 e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
Serviço:
Inauguração da exposição “Imigrantes do Café”
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico, Santos
Data: Quinta-feira (27), às 19h
Expediente: de 28 de agosto a 09 de novembro
Telefone: (13) 3213-1750
Deixe um comentário