Notícias

Estudantes não terão pena do mosquito Aedes Aegypti nesta nova etapa

22/08/2015Da Redação
Estudantes não terão pena do mosquito Aedes Aegypti nesta nova etapa | Jornal da Orla
Apesar do inverno, a cidade de Santos está em alerta contra a dengue. Para auxiliar a Prefeitura de Santos no combate ao mosquito Aedes Aegypti, o Jornal da Orla inicia na terça-feira (25), às 10h, o Projeto Cidadão, na Unidade Municipal de Ensino Antonio Demóstenes Brito, no Boqueirão.  Com o tema que será trabalhado, os alunos da rede municipal de ensino da Cidade vão ser firmes ao mandar o recado: “Xô, Dengue”.  

Durante as atividades propostas pelo projeto, os estudantes serão orientados a exterminar focos de reprodução do mosquito nas escolas, em casa e na vizinhança. Além disso, vão alertar para os perigos de deixar água parada e limpa em potes, pneus, garrafas, caixas-d’água, calhas, pratinhos de plantas, lixeiras, entre outros.

Assim como em todas as etapas do Projeto Cidadão, a participação dos educadores será fundamental. Com o apoio de um material preparado pelo Jornal da Orla, eles vão trabalhar o assunto, que será reforçado por meio de peças de teatro com a Trupe da Dengue e palestras, da Secretaria de Saúde, e história em quadrinhos. 

Após a abordagem do assunto, as crianças serão convidadas a participar de um concurso com o tema, em que os estudantes do 1º ao 5º ano devem produzir um desenho, feito a lápis, canetinha, giz de cera ou tinta, e os do 6º ao 9º ano criarão uma frase sobre a importância do combate à dengue.

Para o diretor de Projetos Especiais do Jornal da Orla, José Carlos Fonseca Lopes, trabalhar a dengue com as crianças é fundamental para conscientizar a todos para os riscos da doença. “Este tema é sempre importante diante do aumento do número de casos na nossa região. Campanhas de orientação como o Projeto Cidadão, que conta com a participação de crianças, as tornam multiplicadoras de informação. Nós, do Jornal da Orla, acreditamos que o melhor remédio para diminuir os casos de dengue é a prevenção”. 

O prazo máximo para a entrega dos trabalhos é 4 de setembro. Todas as atividades desta etapa serão publicadas na edição impressa do Jornal da Orla e no programa Jornal da Orla na TV. O Projeto Cidadão é realizado há 11 anos pelo Jornal da Orla em parceria com a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Educação.