Santos

Revitaliza Santos inicia trabalhos na Rua XV de Novembro

17/08/2015 Da Redação
Revitaliza Santos inicia trabalhos na Rua XV de Novembro | Jornal da Orla
As ruas e praças do Centro serão as primeiras contempladas com o Revitaliza Santos, novo programa da Prefeitura para execução de serviços como colocação de lixeiras, pintura de postes, troca de iluminação e nivelamento de pistas, entre outras ações.  O início será na segunda-feira (17),  pela Rua XV de Novembro, trecho entre as ruas Augusto Severo e Frei Gaspar.
 
Os serviços também serão feitos nas ruas Frei Gaspar, Cidade de Toledo, Dom Pedro, Riachuelo e do Comércio e obedecerão um cronograma até o final de setembro. Na sequência, o programa vai atender as praças José Bonifácio, Antônio Teles, da República, Barão do Rio Branco, dos Andradas e Rui Barbosa (ver quadro abaixo). A execução na área estará a cargo da Subprefeitura da Região Central Histórica (RCH), ligada à Secretaria de Serviços Públicos (Seserp).
 
Outras regiões
O plano de trabalho do programa foi discutido na última semana, durante reunião no paço envolvendo diversas pastas da Administração Municipal. Os serviços previstos foram apresentados pelo subprefeito da RCH, Rodrigo Cavaleiro.
 
A partir dos resultados obtidos na região central, o Revitaliza Santos será levado a outras áreas da Cidade, que serão definidas em reuniões com as secretarias envolvidas e a comunidade.
 
Centro terá floreiras inspirada em cidades européias
O Revitaliza Santos poderá ter outra novidade: a colocação de floreiras nas ruas do Centro Histórico. A proposta foi apresentada pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Dias Guimarães. Com total de apoio do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, o projeto deverá ser implantado ainda este ano.
 
Em 2014, a Prefeitura adotou o plantio de flores em toda extensão do canteiro central da Avenida Ana Costa, ganhando de imediato a aprovação de pedestres e motoristas que passam pelo local.   A ideia de espalhar flores pelos bairros foi inspirada em iniciativa semelhante de cidades européias, como Valência, na Espanha, e Ilha da Madeira, em Portugal. Cartagena, na Colômbia, também serviu de referência. Além de deixar as vias mais bonitas, as flores servem de atração turística.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano está avaliando os modelos de floreiras que poderão ser instaladas nos postes de iluminação do padrão republicano, respeitando-se as características históricas da região.  Após a definição das espécies de flores, a Prefeitura deve escolher uma rua do Centro para receber as primeiras floreiras.