O jiu-jitsu é mais um esporte que vem rendendo bons resultados para Guarujá. Prova disso foi a participação Equipe Palavra de Vida no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo, realizado entre os dias 23 e 26 de julho, no Complexo do Pacaembu, em São Paulo. A equipe, que volta para a Pérola do Atlântico com 13 medalhas, sendo uma de ouro, faz parte do projeto Comunidade Nostra Aldeia, mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
O lugar mais alto do pódio veio após a boa atuação de Gustavo Moderno, que não deu chances aos seus adversários. Já as medalhas de prata ficaram por conta de José Matheus, Juliana Francisca, Raphaella Ribeiro, Enzo Ângelo, Gabriella Ribeiro, Hércules Arthur dos Santos, Esther Ribeiro e Rodolfo Rodrigues. Enquanto os guarujaenses Larissa Jeniffer, Kelly Santos, Giovanna Cristina e Vitor Cananea, conquistaram o terceiro lugar.
Para o professor e coordenador do projeto, Felipe Ferreira, a evolução dos atletas é visível, mas alerta que a cada competição as disputas ficarão mais difíceis. “Antes nossos atletas entravam nos tatames com um certo receio e admiração aos adversários, pois eles estavam lutando contra campeões, hoje a realidade é inversa, eles tornaram-se o alvo à ser batido e a cada dia que passarem no topo haverá mais um querendo superá-los”, disse Ferreira, que também agradeceu aos apoiadores do projeto.
A Equipe Palavra de Vida de Jiu-Jitsu esteve presente com 19 atletas na organizada pela CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo) e pela IFSBJJ (International Federation Sport Brazilian Jiu-Jitsu), referências mundiais no esporte.
Segundo a atleta Gabriella Ribeiro Neves, que neste ano conquistou os campeonatos: Paulista, Brasileiros das confederações CBJJ e CBJJE, Sul-Americano, Panamericano e Mundial, os bons resultados obtidos levaram as adversárias a estudar seu estilo de luta.
“Eu lembro que antes de cada campeonato eu pesquisava minhas adversárias e dava uma olhada no ranking para saber o quanto elas estavam à minha frente. Hoje vejo que elas também fazem isso comigo, muitas me pesquisam e tentam saber quais os estilos de luta que eu uso. É difícil, porque agora nós temos a missão de manter o posto conquistado, fico feliz de ver minhas amigas evoluindo junto.”
Panamericano – Mais recentemente, no dia 1º de Agosto, a equipe enviou três atletas para a disputa do Campeonato Panamericano de Jiu-Jitsu, realizado na sede do Country Club Grajaú, no Rio de Janeiro. As irmãs, Gabriella e Raphaella Ribeiro, fizeram bonito e garantiram duas medalhas de ouro, nas categorias Adolescente Jr – Peso Médio e Infantil – Peso Leve, respectivamente.
Já na categoria Adulto – Peso Pluma, o atleta Rodolfo Rodrigues conquistou o Bronze com uma finalização por triângulo voador, em uma luta que durou apenas 32 segundos. “Foi um campeonato duro com os melhores atletas envolvidos, para nós que passamos horas em viagem é edificante ver que o Jiu-Jitsu de Guarujá hoje está no mesmo nível de outras equipes”, comenta Rodrigues.
Deixe um comentário