O ponto-chave no momento de começar a mobiliar e a decorar a sala, de acordo com a arquiteta Renata Bordinhon, é incluir apenas móveis que sejam essenciais para que o ambiente seja funcional. “Os mobiliários ideais para esses ambientes são os mais slim. Não use sofá com braço e encosto muito robustos. Eles ocupam espaço e podem até limitar as funções que a sala pode ter”.
Para dar o efeito de maior amplitude no ambiente, a profissional indica a utilização de espelho. “Funciona perfeitamente bem, principalmente, se ele for grande e ocupar uma parede ou parte dela, como um painel”.
Quem optar por aplicar papel de parede deve ter atenção às estampas. “Para ambientes pequenos, eu prefiro não usar estampas grandes. O ideal é criar situações variadas para que a atenção não seja toda voltada para o mesmo mobiliário. Por exemplo, na parede da mesa de jantar, você pode colocar um painel de espelho. Atrás do sofá, uma composição de quadros com gravuras em preto/branco e no rack da TV você coloca um objeto bem colorido para decorar”, indica.
Renata explica que, para salas pequenas, o ideal é investir em móveis que tenham várias funções. “Um pufe retangular, por exemplo, com uma bandeja sobre ele vira uma mesa de apoio. Sem a bandeja, pode servir para apoiar os pés ou para uma pessoa a mais sentar. Além disso, também são favoráveis os mobiliários retráteis, como as mesas de jantar, que, no dia a dia, ocupam menos espaço e, quando a visita chega, elas podem ser ampliadas para abrigar a todos”, conclui.
Deixe um comentário