A Secretaria de Saúde de Cubatão está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. Esse curso é obrigatório para quem trabalha em cozinhas, padarias, açougues ou qualquer outro tipo de estabelecimento comercial de alimentos. A determinação faz parte do regulamento técnico elaborado pelo Centro de Vigilância Sanitária do Estado.
As aulas, que serão ministradas pelo nutricionista Nicolas Aguiar Gonçalves, ocorrem nos dias 26 e 27 deste mês, das 14 às 17h, no auditório da Câmara Municipal. Os interessados podem se inscrever na Rua Manoel Jorge, 267, 2º andar, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3362-0935.
Capacitação – Durante as seis horas de aulas serão destacadas normas do manual de Boas Práticas, enfatizando como realizar a manutenção e higienização das instalações, equipamentos e utensílios. Consta também do programa o controle de vetores e pragas urbanas, a importância da capacitação profissional e o manejo seguro de resíduos.
O curso aborda ainda os cuidados pessoais dos empregados, tais como: manter barba e bigodes raspados; unhas curtas, limpas e sem esmalte; não utilizar relógios, colares, pulseiras, brincos ou piercing; e manter sempre os cabelos presos e protegidos.
A nutricionista Carolina Ribeiro Duarte, da Vigilância Sanitária, ressaltou que ao manipular algum produto, o funcionário não pode falar, cantar, assobiar, tossir, mascar goma (chicletes) ou tocar nos cabelos. “Os funcionários também não devem utilizar os uniformes fora do local de trabalho. Por exemplo, não podem, no horário do intervalo do almoço, ir a um banco ou sentar no chão, para descansar, vestindo o uniforme, o qual deve ser trocado diariamente”.
Deixe um comentário