Notícias

Baixa umidade do ar agrava doenças respiratórias

01/08/2015Da Redação
Baixa umidade do ar agrava doenças respiratórias | Jornal da Orla
A baixa umidade do ar é responsável pela maioria dos problemas no aparelho respiratório. Irritação nos olhos, sensação de nariz e garganta secos são alguns dos sintomas de quem convive com o ar seco, que predomina nesta época do ano pela falta de chuva. O quadro é mais preocupante para quem tem rinite alérgica e bronquite asmática. 

O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) orienta tomar bastante líquido para hidratar o corpo e não deixar ninguém fumar dentro de casa. Se houver irritação, use soro fisiológico para os olhos ou narinas. O uso do condicionador de ar contribui para ressecar o ambiente, portanto, evite permanecer por muito tempo em locais onde exista o equipamento. Para quem gosta de atividade física, escolha os horários em que o ar está mais úmido, antes das 10h ou após 17h.

“A orientação médica deve ser procurada já nos primeiros sinais, como tosse seca persistente, associada ou não com crise de asma. Na crise, além da tosse, ocorre falta de ar e chiado no peito. Se não tratados, os problemas podem se agravar e, em casos graves, apresentar risco de morte”, adverte o instituto.