Notícias

Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço

25/07/2015Da Redação
Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço | Jornal da Orla
O médico Ricardo Camillo de Almeida, doutor em Anatomopatologia, ressalta a importância do chamado Julho Verde, campanha de conscientização para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. “A principal atitude de caráter preventivo é adotar hábitos de vida saudáveis”, avalia o médico, que ressalta a importância do combate ao tabagismo, à infecção pelo papiloma vírus humano e ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

O movimento é uma iniciativa da Federação Internacional das Sociedades de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com sede em Nova York, que promete uma mobilização geral nesta segunda-feira (27), data instituída como Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço.

Os principais tipos de neoplasias de cabeça e pescoço são o câncer de boca, faringe, laringe e tireoide. Segundo Ricardo Camillo de Almeida, os cânceres de cabeça e pescoço podem ter grandes chances de cura, se diagnosticados ainda em fase inicial. 
 
Crédito: Zerri Torquatto/Divulgação

“Tumores pequenos apresentam taxa de cura acima de 90%, enquanto tumores de grandes dimensões apresentam altas taxas de mortalidade”, alerta o médico, que é diretor técnico do Laboratório Diagnos Medicina Especializada, em Santos. “Do ponto de vista da anatomopatologia, a contribuição se dá no diagnóstico precoce e preciso, através de análises de biópsias e testes de biologia molecular”, completa. 

Sintomas x Prevenção: manchas brancas na boca, dor, lesão ulcerada ou com sangramento e cicatrização demorada, nódulos no pescoço presentes por mais de duas semanas, mudanças na voz ou rouquidão persistente e dificuldade para engolir. Medidas simples como não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas em excesso, além de dar preferência a alimentos pobres em gordura e ricos em fibras, ajudam a evitar o desenvolvimento dos tumores.