Notícias

Corredor com estilo

25/07/2015Da Redação
Corredor com estilo | Jornal da Orla
O corredor de uma casa ou apartamento é, na maioria das vezes, esquecido na decoração. Mas, de acordo com a arquiteta Roberta Figueiredo, é possível transformar esse pedacinho da casa em uma área útil, sem que a decoração atrapalhe a passagem. 

“O aproveitamento do corredor varia de acordo com a largura. Em locais estreitos de 80 a 90 centímetros, por exemplo, o ideal é trabalhar apenas revestimentos e objetos nas paredes. Já em corredores maiores com mais de um metro de largura, além do trabalho de decoração nas paredes, podemos inserir algum mobiliário, como aparadores, pequenas estantes ou vasos com vegetação. O ideal é deixar pelo menos 80 centímetros livre para a passagem”, explica.

Quanto à iluminação, Roberta explica que os tons amarelos são mais adequados. “O corredor geralmente liga a área social à área íntima, o que requer mais aconchego. Por isso, o ideal é trabalhar com embutidos, lâmpadas em tom mais amarelado ou sancas no forro com iluminação indireta. Hoje, encontramos no mercado lâmpadas de LED nessa tonalidade mais amarelada, que são econômicas e trazem mais aconchego do que as lâmpadas de LED brancas convencionais”.


Para quem tem dúvidas quando a cor ou revestimento que deve ser aplicado nas paredes do corredor, a arquiteta diz que a área não deve, necessariamente, acompanhar as cores das salas de jantar ou estar. “O corredor pode, sim, ter o mesmo acabamento das paredes das salas de estar/jantar, sendo uma continuidade desses ambientes. Mas pode também ter uma proposta completamente diferente, com cores mais vibrantes ou revestimentos em 3D, por exemplo, marcando bem a divisão dos ambientes”, indica.

Se a ideia for esconder o corredor, para preservar áreas mais íntimas da casa, Roberta explica que a melhor opção é colocar uma porta. “Ela pode seguir o padrão das demais portas dos ambientes ou ser de correr, de vidro ou madeira com pintura em cor, por exemplo, evidenciando esse elemento. Cortinas não são muito usadas, pois dão a impressão de que faltou uma porta e por isso colocou-se uma cortina provisória. Claro que, se essa cortina for uma peça bem trabalhada, ela pode ser o destaque do ambiente e ter um resultado mais satisfatório do que a própria porta. Tudo pode na decoração, só precisamos saber combinar o elemento certo!”, explica.

Serviço:
Roberta Fiqueiredo – Arquiteta
Tels.: (11) 4063-9392/ (13) 4062-9222