Cinema

19º Curta Santos começa nesta quarta com mais de 70 produções

14/12/2021
Reprodução

Filmes da tradicional Mostra Oficial Olhar Caiçara estarão disponíveis online durante os cinco dias do evento

Começa nesta quarta-feira (15) a 19ª edição do ‘Curta Santos – Festival de Cinema de Santos’. Até 19 de dezembro, a premiação exibe, no YouTube, 43 obras na mostra oficial ‘Olhar Caiçara’ e 30 produções nas mostras especiais, além de bate-papos e a oficina sobre personagens femininas no audiovisual.

Todos os filmes da Mostra Oficial Olhar Caiçara estarão disponíveis online durante os cinco dias do evento e o público poderá terá a oportunidade de escolher a melhor obra por meio de formulário no site o festival, onde também estão todos os detalhes da programação.

Para contemplar de forma mais abrangente a atual produção audiovisual da região, além de curtas-metragens e videoclipes, também foram selecionadas pela curadoria obras em formato de webséries e videoarte.

Programação
Na abertura, o Curta Santos debaterá ‘A Cena do Audiovisual na Baixada Santista e Suas Perspectivas’, com transmissão ao vivo nesta quarta-feira (15), às 20h, no YouTube, com mediação da diretora técnica Raquel Pellegrini e do diretor executivo Ricardo Vasconcellos.

O painel terá participação dos cineastas Dino Menezes e Leandro Olímpio; da produtora, coordenadora e cofundadora do Instituto Querô, Tammy Weiss; da realizadora audiovisual e idealizadora do podcast Afrocena, Petyta Reis e da diretora de arte Mônica Saraiva, representante do Cine Ceará, festival parceiro desta edição na mostra especial ‘Pontes Criativas’.

A noite também terá as exibições das obras premiadas no concurso ‘Pontes Criativas’: ‘Eu Não Sou Daqui’, dirigida por Leandro Olímpio e ‘Você é a Praça, Eu Sou As Cores’, com direção de arte de Monica Saraiva.

Outro destaque da programação é a oficina ‘A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual’, com a curadora, crítica e roteirista Lorenna Montenegro, que será realizada de 15 a 18/12, na plataforma online do Sesc Santos, parceiro da iniciativa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Sesc.

Confira a programação completa

Quarta-feira (15)

14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual Coordenação: Lorenna Montenegro | Online na Plataforma do Sesc Santos, com inscrições prévias.
20h – Live de Abertura – “A cena do audiovisual da Baixada Santista e suas perspectivas”, com Dino Menezes, Pepyta Reis, Tammy Weiss, Leandro Olímpio e Monica Saraiva, com mediação de Ricardo Vasconcelos e Raquel Pellegrini.
21h30 – Transmissão inaugural da sessão com os filmes selecionados para a Mostra Oficial Olhar Caiçara – Disponível até as 14h de domingo (19)

Quinta-feira (16)

14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual – Coordenação: Lorenna Montenegro | Online na Plataforma do Sesc Santos.
20h – ‘Mostra Especial Pontes Criativas’ – Disponível até as 18h de domingo (19)

Sexta-feira (17)

14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual – Coordenação: Lorenna Montenegro | Online na Plataforma do Sesc Santos.
18h30 – Mostra Especial ‘Movimento Audiovisual da Baixada Santista (Mabs)’
20h – Bate-papo ‘Mostra Especial Mabs’

Sábado (18)

14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual – Coordenação: Lorenna Montenegro | Online na Plataforma do Sesc Santos.
19h – Bate-Papo ‘Mostra Especial Lumiar’, com Daniel Veloso e mediação de Dario Félix.
20h – ‘Mostra Especial Lumiar’ – Disponível até as 20h de domingo (19)

Domingo (19)

18h30 – Bate-Papo ‘Mostra Especial Doc de Domingo’
19h30 – Mostra Especial ‘Doc de Domingo’
20h30 – Encerramento e divulgação da ‘Melhor Obra’ da Mostra Oficial Olhar Caiçara por votação popular.