Segundo Fábio Vicentini, os problemas nos homens dependem da faixa etária, mas o urologista é o profissional que deve ser consultado desde a infância. “Na adolescência e na juventude as situações mais comuns são os cálculos renais, as infecções urinárias, as doenças sexualmente transmissíveis. Já na idade adulta são os problemas relacionados ao crescimento da próstata, como câncer e outros tumores na bexiga, nos rins”. Ele adverte: “É importante que o homem não espere ter sintomas para procurar o médico”.
Sinais de alerta
Prevenção
Confira os procedimentos listados pelo Centro de Referência da Saúde do Homem para evitar doenças graves:
Autoexame dos testículos deve ser mensal – Prática pode evitar o aparecimento de câncer de testículo e deve ser realizada entre os 15 e 35 anos, após o banho, com o objetivo de detectar nódulos ou a presença de varizes testiculares.
Faça o exame físico da próstata (“toque”) – O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais os matam. A patologia pode ser evitada (e o tratamento será menos invasivo) se o paciente realizar o check-up anual que inclui, também, coleta de sangue.
Tabagismo é um grande vilão – A fumaça do cigarro contém muitas substâncias químicas que são absorvidas pelo organismo e eliminadas pela urina, o que aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na bexiga. Além disso, o cigarro “entope” os vasos sanguíneos e, como consequência, a circulação de sangue no pênis é bem menor, facilitando a ocorrência de disfunção erétil.
Prevenção ajuda a viver mais e melhor – Não deixe de usar camisinha nas relações sexuais e de fazer os exames preventivos. Além disso, tenha um bom diálogo com sua parceira. A confiança é importante para que o sexo satisfaça plenamente o casal.
Deixe um comentário