Depois de três finais de semana de muita música e cultura popular, o Arraial Pé da Serra chega ao fim trazendo mais uma série de boas atrações a Cubatão. O festival acontece no Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº) e tem entrada gratuita. O destaque da programação fica por conta da Banda Dona Zaíra, que participou este ano do Programa Superstar, da Rede Globo. A banda inaugura a sua nova fase com o lançamento do CD e do show #AntenaseRaízes.
Seguindo a trilha dos grandes mestres, o grupo faz sua leitura do forró na era da música digital, onde os ingredientes musicais aparecem em grande quantidade e variedade. No novo trabalho, o quinteto aborda temas como política, sexualidade e globalização, sem deixar de fora a maior temática poética, “o amor”. Música eletrônica, iê-iê-iê, carimbó, cúmbia, rock ´n roll, jazz, mpb, tropicalismo, hip hop, catira, maracatu, coco-de-roda. A sonoridade de #AntenaseRaízes é um convite a vivenciar o forró com uma perspectiva diferente e livre de preconceitos. Dos bons ouvintes aos apreciadores de uma dança a dois, todo mundo está convidado.
Para acompanhar as apresentações artísticas, tem os sabores típicos das quermesses. Oito barracas, administradas por entidades assistenciais da cidade, comercializam quitutes e dois restaurantes servem pratos típicos.
Sexta-feira (17) – A programação tem início às 16h30, com apresentação das quadrilhas juninas escolares e às 18h, Gincana da Brincadeiras. Às 19h, o Grupo Zabelê de Cultura Popular apresenta o maracatu, coco, ciranda, entre outros ritmos e danças populares. A Quadrilha da Tia Chalico agita o Arraial a partir das 20h30 e a noite se encerra ao som do espetáculo “Modas da Vida”, com Rodrigo e Adriel. Vindos do Paraná, mas radicados em Cubatão, a dupla tem se destacado na região do litoral paulista e Vale do Ribeira, trazendo na bagagem influências da música sertaneja de raiz, com muita moda de viola tendo como referência nomes consagrados no meio sertanejo dos anos 80 e 90 como Tião Carreiro e Pardinho, Almir Sater, Renato Teixeira, Chitãozinho e Xororó, Milionário e José Rico, entre outros da época.
Sábado (18) – Às 16h30 tem apresentação teatral da peça “Carpinteiros a Domicílio”, dentro do Circuito Cultural Paulista. O Festival de quadrilhas juninas escolares tomará conta do espaço a partir das 18h. Às 19h tem “lavagem de São João no Rio Tietê”, com Valdeck de Garanhuns. Além do teatro de mamulengo, Valdeck vai mostrar como são as festividades juninas no estado de São Paulo. Três cenas se destacam nessa nova bricadeira do mamulengo do mestre Valdeck: o levantamento do mastro, a lavagem do santo no rio tietê e um típico casamento caipira. Tudo isso, ilustrado por um trio de músicos (sanfoneiro, zabumbeiro e triangueiro) que regam toda a brincadeira com marchinhas, baiões, xotes.
Às 20h30 tem a quadrilha junina Andy e Angel e às 21h30, a noite termina o som de Tuia Lencione e Banda. Recomendado por nomes da MPB como Paulinho Moska, Tuia é cantor e compositor do Vale do Paraíba e faz um mix de música tradicional, caipira, popular.
Domingo (19) – Às 18h tem gincana de brincadeiras e às 19h, apresentação da Quadrilha da Tia Valdelice, de São Vicente. Às 20h30 conheceremos o vencedor do Concurso de Calouros e às 21h30, encerramento com a Banda Zaíra.
Final do Concurso de Calouros – A grande final do Concurso de Calouros também acontece no domingo, às 20h30. Estão na disputa 10 candidatos: Antônio Lucas, Márcio Eli de Freitas, Lucas Brito, Josué, Henrique Marcelo e Matheus Henrique, Fábio Santos, J.Pereira, Anikil, Banda Nova Paz e Banda Prelúdio.
Todos os participantes receberão certificados de participação. Os três primeiros colocados serão premiados: o 3º lugar receberá uma guitarra Strimberg Strato; o 2º ganhará um violão eletroacústico Memphis Tagima Elétrico Aço-Folk; e o vencedor leva uma guitarra Memphis da Tagima.
Deixe um comentário