Notícias

Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão é tricampeã no Passo de Arte Internacional

15/07/2015Da Redação
Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão é tricampeã no Passo de Arte Internacional | Jornal da Orla
A Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão conquista o tricampeonato no Festival Internacional Passo de Arte. A disputa aconteceu na última segunda-feira (13), em Indaiatuba, interior de São Paulo. A coreografia “Amores Crônicos”, de Zeca Rodrigues, foi a campeã na categoria jazz conjunto avançado. 

Cheia de energia, com um corpo de baile que engloba quase todos os bailarinos da equipe cubatense, esta é a segunda premiação que a montagem recebe este ano. Mês passado, “Amores” foi vitoriosa no Festidança. Este é o quarto ano consecutivo que a Cia é premiada no Passo de Arte. Ganhou 1º lugar em 2012 e 2013, foi vice-campeã em 2014. 
 
Outra coreografia, o trio de “Aquilo que não se vê”, de Natali Comolez, também competiu no fim de semana, conquistando o 3º lugar. A bailarina Natália Andres foi indicada a uma bolsa de estudos no Congresso de Jazz Internacional em 2016, em Indaiatuba. Aos 20 anos de idade, Natália integra a Cia desde 2013.
 
A diretora artística da Cia, Vanessa Toledo, afirma que a vitória é resultado de um esforço conjunto: do grupo e do governo municipal, que garantiu financeiramente a ida dos bailarinos ao interior paulista. “Estamos muito felizes porque sempre podemos contar com a Prefeitura em nossas participações. Ensaiamos com afinco por meses para obter esse resultado. É uma soma de boas intenções para que a vitória seja nossa”, disse Vanessa.
 
Ela ainda destaca o empenho dos bailarinos para que tudo saia perfeito e garante que essa conquista dá ainda mais força para a equipe disputar o Festival de Joinville, agora no fim do mês.
 
Joinville
Pela quarta vez consecutiva, a Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão participa do maior festival de dança do mundo no gênero competição. Desta vez, duas coreografias foram selecionadas para a mostra competitiva. O festival acontece entre julho e agosto e reunirá pelo menos 6 mil bailarinos de toda a América do Sul. A novidade da Cia este ano fica por conta da classificação na categoria Solo Masculino. A montagem “O que dizer do amor?”, criada pelo bailarino Claudionor Alves, que também interpreta a obra.
 
Outra coreografia classificada é “Uma rosa pra dizer adeus.”, assinada pelo coreógrafo convidado Edson Santos. Esta montagem foi selecionada para a Mostra Competitiva juntamente com outras cinco equipes de várias partes do país, dentro de um universo de 150 participantes. Edson Santos é um dos grandes defensores do estilo jazz no Brasil e já teve duas montagens vencedoras em Joinville, uma delas no ano passado.
 
A Cia de Dança da Sinfônica também classificou outras cinco coreografias para os Palcos Abertos, que são apresentações do Festival em espaços públicos, shoppings, hospitais e vários locais da cidade catarinense.