Simplesmente Vinho

Champanhe, patrimônio mundial

11/07/2015
Champanhe, patrimônio mundial | Jornal da Orla
Enoleitores,

Temos uma boa notícia aos amantes dos vinhos! Este mês foram aceitos pela UNESCO, os vinhedos da região de Champagne e Borgonha, como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Reunidos em Bonn, na Alemanha, o comitê do patrimônio da organização internacional reconheceu que o conjunto das adegas, vinhedos e dos prédios históricos representam paisagens culturais únicas no mundo. A UNESCO explicou que a escolha de Champagne premiou seus coteaux, maisons e caves (ou seja, vinhedos, produtores e adegas), por ter sido nesses lugares que foi desenvolvido o método de elaboração dos vinhos espumantes, com a segunda fermentação, e isto desde sua invenção no século XVII até decorrer a sua industrializacao no século XIX. 

A  inscrição na lista do patrimônio se referia a três locais cuidadosamente escolhidos no dossier da candidatura, são eles:  o Morro Saint Nicaise, em Reims, com sua Abadia Saint Pierre d ‘Hautvilliers onde o beneditino Pierre Perignon (o Dom Perignon) teria inventado o Champanhe, a cata das uvas selecionadas, a dupla fermentação, a rolha de cortiça e a taça flute para beber. Ainda neste mesmo morro, em sua parte subterrânea, ficam as famosas caves Clicquot, Pommery e Heidsick.

O segundo local, que inclui três vinhedos históricos, são Mareuil -sur -Aÿ, Aÿ e Hautvilliers , aonde fica a Maison Bollinger. 

O terceiro é a Avenida do Champagne, em Epernay, onde temos lado a lado as mais famosas maisons e seus negociantes, com seus quilômetros e quilômetros das caves subterrâneas, onde se encontram milhões de garrafas. 

Inclui-se ainda o  Fort Chabrol, onde são feitas as  maiores pesquisas enológicas e que também se tornou patrimônio completando toda a Champagne. 

Fonte J Perol
Na próxima semana estarei contando a vocês sobre a Borgonha.

Enoabraços e uma ótima semana a todos!a