Desde a Antiguidade temos referências a técnicas para se prever o futuro, e elas vão de oráculos, consultas em vísceras de animais sacrificados até a observação dos movimentos dos corpos celestes. Faz parte da curiosidade humana, e isto em diferentes culturas e épocas, buscar conhecer o que está por vir. Conforme entramos em contato com estas mancias ficamos fascinados com a variedade de formas que podem ser utilizadas para se fazer previsões. Quando o assunto é Baralho isto fica muito patente. Coexistem, em paz, diversos tipos de cartas com estampas e símbolos diferentes, como por exemplo, o Baralho Espanhol, Tarot Egípcio, Mitológico (aliás, o Taro tem inúmeros tipos de estampas) e o Baralho Cigano.
A origem do do Baralho Cigano é bastante curiosa, pois tudo começa em junho de 1879 quando Jean Pierre Dunant, um francês professor de matemática, viajando pela Hungria, entra em uma livraria procurando um livro sobre Pitágoras. Nela ele encontra uns papéis rabiscados em cima do balcão e começa a lê-los, ele fica intrigado e acaba por se interessar e se envolver com o seu conteúdo. Estes papéis relatavam a história e a magia do povo cigano, e também explicavam, em detalhes, suas técnicas adivinhatórias.
Envolvido com o tema e disposto a entender melhor a cultura cigana ele sai à procura de grupos ciganos para poder conviver com eles e assim aprender, corretamente, suas tradições e conhecimentos. Em 1885 ele termina o seu livro “O Único e Verdadeiro Livro do Tarô Cigano, mas não conseguiu editá-lo.
É somente em 1958 que o livro é publicado, e por meio de uma incrível “coincidência”. Neste ano, o pesquisador espanhol Juan Garcia Chávez, entra numa livraria, na Hungria, e encontra em cima do balcão, pronto para ser jogado no lixo, o rascunho do livro de Jean Pierre. Ele se interessa pelo seu conteúdo e quer comprá-lo. O dono da livraria comenta que está fazendo uma faxina na loja e que iria jogá-lo fora, e que ele pode levá-lo de graça. ,
Juan Garcia era dono de uma pequena editora e manda imprimir o livro que tem uma vendagem de sucesso. São impressas diversas edições sempre com excelentes vendas. O curioso desta história é que, pouco antes de morrer, Juan Garcia ficou sabendo por uma cigana, que ele havia sido, em outra vida, um professor de matemática, francês, que tinha vivido no século XIX!
No próximo dia 14, terça-feira, a Escola Santista de Astrologia inicia curso sobre este tema com Fátima Ramos. Informações pelos fones 3284-9714 e 3394 9714.
ORBITANDO
Cursos – A Escola Santista de Astrologia promove Curso de Tarot (14/07), Baralho Cigano (14/07), Básico de Astrologia e muitos outros. E a excursão para o Fenômeno do Algodão será dia 30/07. Infs. (13) 3284-9714.
Estrelando – O colunista George Jorge, apresentador do Programa Estrelando/Jornal da Orla na TV, entrevista o médico cirurgião Dr. Ewaldo Bolivar de Souza Pinto que fala sobre “Vênus: autoestima e beleza” (parte 2). O programa vai ao ar pela Santa Cecília TV, TVCOM, pelo site do Jornal da Orla e através do Facebook PGM ESTRELANDO.
Fronteiras – Jadir Albino entrevista Dr. José Nilson Nunes Freire que fala sobre “O que acontece no momento do desencarne, como o espírito é recebido?” no Programa Fronteiras da Ciência, na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, ao vivo, com reapresentação no sábado, às 21h.
Arte de Viver – “A importância da atividade física” com o cardiologista Dr. Nabil Ghorayeb é o tema do Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo, domingo às 20h e reapresentação sábado às 20h30.
Deixe um comentário