Muitos turistas têm verdadeiro fascínio pelos souvenires, pelo fato de serem objetos bonitos e atemporais. Entretanto, muitas vezes, eles não combinam com a decoração da casa e passam direto da mala de viagem para um caixa, ficando esquecidos no armário.
A arquiteta Roberta Figueiredo explica que existem peças curingas que se encaixam em vários estilos de decoração. “Peças mais neutras, principalmente as monocromáticas, ficam bem em qualquer local, independentemente do estilo. Souvenires são geralmente peças muito características e, só de olhar, a pessoa já identifica de onde veio. Bons exemplos são miniaturas de ícones como a Torre Eiffel, na França, e o Coliseu, em Roma, que podem ser colocados em qualquer local, pois parecem pequenas esculturas”.
Roberta indica alguns cuidados para não errar a mão no momento de decorar com souvenires. “Não exagere. Se você já tem muitas peças que ficam espalhadas pela casa, pode dar a impressão de um local bagunçado, sem muita organização. Nesse caso, o ideal é concentrá-las num único local, como uma coleção. Se você tem poucas peças, pode colocá-las onde quiser. Apenas lembre de combiná-las com os demais objetos. Um ambiente com móveis e acabamentos mais neutros, aceita qualquer tipo de souvenir. Já um ambiente mais colorido, aceita melhor souvenires neutros e delicados”, indica.
Para quem tem dúvidas em como incorporar as lembranças presenteadas por amigos ou familiares, a arquiteta dá algumas soluções. “Se você adorou o presente, pode deixá-lo em evidência em um local especial. Caso não tenha gostado ou a peça não combina com você, deixe-a mais escondida. Mas importante é encontrar um local para ela, já que seu amigo pensou em você durante uma viagem e quis te presentear com tal lembrança”.
Deixe um comentário