Simplesmente Vinho

Top Five Acausa Wine

20/06/2015
Top Five Acausa Wine | Jornal da Orla
Enoleitores, na quarta-feira, no Laticínios Marcelo entregamos os Top Five Acausa Wine, que são os cinco melhores vinhos escolhidos pelos presentes no evento. Cada participante votou nos cinco melhores vinhos, conforme a sua preferência. Assim, o nosso ranking elegeu o mais votado em cada colocação. 

1º colocado – Primitivo de Manduria Papale Linea Oro, do produtor Varvaglione. Este vinho leva o nome Papaple pois ele foi um dos vinhos escolhidos pelo papa. Apresenta aromas de ameixas pretas, amoras, blueberry. Na boca complexo estruturado  e com uma boa acidez deixando um final que lembra uma calda de ameixa. Estagiou 10 meses em barricas francesas. 

2º colocado – Brunelo de Montaltino Rocca Di Mare 2005. Já está pronto para beber pois está com 10 anos em garrafa. Apresentava cor rubi para telaha, aromas de frutas vermelhas passificadas. Taninos presentes e com um bom final de boca. 

3º colocado – Foi novamente um vinho da Puglia, o Primitivo de Manduria Papaple, também do produtor Vavaglione,  a pequena diferença entre o oro e este na sua produção é o estágio em barrica que, neste caso, fica somente oito meses com menos corpo apresentava aromas. 

4º colocado – Esporão Reserva. Um alentejano da quinta herdade do esporão, vermelho escuro brilhante, aromas de frutas em compota , caramelo baunilha e alcaçuz na boca e potente e taninos presentes acidez e equilíbrio corretos. 

5º colocado – Representando o Novo Mundo, o argentino da Bodega Nieto Senentier Don Nicanor Malbec 2012. Vermelho escuro com reflexos violáceos aromas de frutas vermelhas maduras, cerejas, na boca taninos presentes, madeira encorpado e com boa acidez.   

Notem que este ano entre os cinco melhores vinhos escolhidos pelas mais de 400 pessoas presentes foram vinhos do velho mundo deixando somente um para o novo mundo . 

Enoabraços, espero vocês no ano que vem, na Acausa Wine 2016. Até a próxima semana!