Notícias

Tratamento inovador para hepatite C na rede pública

20/06/2015Da Redação
Tratamento inovador para hepatite C na rede pública | Jornal da Orla
Os pacientes brasileiros com hepatite C passarão a contar, ainda este ano, com um dos tratamentos mais inovadores disponíveis no mundo. Composto pelos medicamentos daclatasvir, sofosbuvir e simeprevir, a nova terapia tem uma taxa de cura de 90% e duração de 12 semanas, contra as 48 semanas de duração da terapia anterior. Outra vantagem é que todo o tratamento é oral, dando mais qualidade de vida e conforto ao paciente. O investimento inicial do Ministério da Saúde será de R$ 500 milhões para o atendimento de 15 mil pacientes. 

Sobre a doença – A transmissão do vírus da hepatite C ocorre, dentre outras formas, por meio de transfusão de sangue, compartilhamento de material para preparo e uso de drogas, objetos de higiene pessoal – como lâminas de barbear e depilar -, alicates de unha, além de  outros objetos que furam ou cortam na confecção de tatuagem e colocação de piercings.

No Brasil, estima-se que entre 1,4 a 1,7 milhão de pessoas podem ter tido contato com o vírus, sendo a maior parte na faixa etária dos 45 anos ou mais.