Notícias

Cigarro causa quase 50chr37 das mortes por 12 tipos de câncer

20/06/2015Da Redação
Cigarro causa quase 50chr37 das mortes por 12 tipos de câncer | Jornal da Orla
Estudo divulgado pela revista americana JAMA Internal Medicine aponta o cigarro como responsável por quase metade das mortes por 12 tipos de câncer em 2011 nos Estados Unidos. Entre os tumores relacionados ao tabagismo estão o câncer de pulmão, dos brônquios e da traqueia, laringe, esôfago, bexiga e cavidade bucal.

Apesar dos espetaculares avanços registrados – 18% da população norte-americana ainda fumam na atualidade, contra 42% em 1964 – 443 mil americanos morrem todos os anos vítimas de doenças relacionadas ao vício do cigarro.


Aneurisma arterial
Os aneurismas são dilatações anormais e permanentes que podem ocorrer em qualquer artéria do corpo. Trata-se de uma doença silenciosa que atinge ambos os sexos de diferentes idades. A maior incidência é entre o público masculino na faixa etária de 55 anos.

“O aneurisma arterial é proveniente de uma fraqueza na parede das artérias”, diz o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser. “Os vasos possuem uma parede resistente à pressão do sangue dentro das mesmas, no entanto, uma vez enfraquecidas ela cede lentamente à pressão sanguínea e essa dilatação da artéria provoca o aneurisma”.

Outras causas – Além da dilatação da artéria, outros fatores contribuem para o acometimento da doença como inflamações, infecções, traumatismo e degeneração. “Porém, a causa mais frequente está relacionada com a aterosclerose, patologia que é responsável pelo acúmulo de gorduras nas paredes das veias e, desta forma, provoca o seu entupimento”, explica Elwing.

De acordo com o especialista, quem possui histórico familiar da doença, tem hipertensão arterial sistêmica ou é tabagista tem mais chances de desenvolver o problema. Como se trata de uma doença que não apresenta sintomas específicos, a consulta regular ao médico ajuda a prevenir o problema. “Todavia, em casos de aneurismas da aorta o paciente pode apresentar dores abdominais, lombares e até mesmo falta de circulação nos membros inferiores, por causa da compressão da dilatação na cavidade abdominal”, alerta o especialista.