As tradições populares e manifestações nordestinas das festas juninas serão destaque este ano, no Arraial Pé da Serra de Cubatão. O festival tem início em 26 de junho, seguindo até 19 de julho. Além disso, o local de realização será novidade: no Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). O espaço vai abrigar shows, apresentações da cultura popular e venda de comidas típicas, sempre de sexta-feira a domingo, a partir das 19h.
A cultura tradicional paulista e de outros estados brasileiros, estará muito bem representadas com grupos como a Congada de Santa Ifigênia, Grupo Cambaiá de Moçambique, Grupo Zabelê de Cultura Popular, Folia dos Santos Reis, Favoritos da Catira, Côco de São Pedro, Maria de Minas (que difunde o repertório junino de Minas Gerais) e Acabocaria (músicas do repertório das festas juninas nordestinas). “São manifestações tradicionais do Sudeste que pouca gente conhece. A ideia é mostrar essa cultura totalmente criada pelo povo para que todos tenham acesso”, explica o secretário de Cultura, Welington Borges.
As apresentações de quadrilhas juninas também prometem encantar o público com seu colorido e danças cheias de energia, totalmente inspiradas nas quadrilhas nordestinas. Participam dessa novidade: Quadrilha da Tia Bola, Quadrilha da Tia Valdelice, Quadrilha da Tia Chalica, Andy e Angel, e Arraial das Flores, todas da Baixada Santista. E todas as sextas-feiras, a partir das 16h30, quadrilhas juninas de escolas municipais e de Organizações Não Governamentais também se apresentam.
“Podemos dizer que as apresentações artísticas do Arraial são um ‘tira-gosto’ do Festival de Cultura Nordestina Danado de Bom. Queremos trazer essa cultura nordestina que está tão presente em nossa cidade antes de novembro, quando acontece a grande festa. Além disso, estamos valorizando, também a cultura tradicional paulista e mineira, com suas danças, músicas e sabores”, completa o secretário.
Os shows musicais também refletem esse novo olhar sobre a tradição junina, com apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Valinhos, Tradição e Arte (que relembra temas juninos com roupagem atual), Rodrigo e Ariel, e Índio e Cachoeira (sertanejo), Dona Zana – música pop, Grupo Paranapanema e Grupo Matuto Moderno (rock).
Os sabores típicos das festas juninas terão destaque no Arraial em 2016, através das 8 barracas que comercializarão os quitutes mais pedidos. Dois restaurantes servirão pratos típicos das quermesses da época. Todos esses espaços serão administrados por entidades assistenciais do município.
Concurso de Calouros – O Arraial contará, novemente, com Concurso de Calouros, cujas inscrições já estão abertas e seguem até dia 3 de julho, na Secretaria de Cultura (Avenida Nove de Abril, 2275), em horário comercial ou de sexta-feira a domingo, diretamente no Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº), local do evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3362-0848.
Os candidatos podem ter qualquer idade, mas aqueles menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis, por escrito. No ato da inscrição, deverão declarar o repertório de três músicas, indicando o tom em que irão interpretá-las.
O concurso acontecerá nos dias 21, 28 e 5 de julho. A final acontece em 12 de julho. Será sorteada a ordem de apresentação dos candidatos antes da realização das respectivas fases. O tema musical é livre; contudo, a escolha das canções deverá ser diferente em cada uma delas. Todos os participantes receberão certificados de participação.
Os três primeiros colocados serão premiados: o 3º lugar receberá uma guitarra Strimberg Strato; o 2º ganhará um violão eletroacústico Memphis Tagima Elétrico Aço-Folk; e o vencedor leva uma guitarra Memphis da Tagima.
Deixe um comentário