Esportes

Palestra grátis sobre Navegação Fluvial é neste domingo no Portinho

12/06/2015Da Redação
Palestra grátis sobre Navegação Fluvial é neste domingo no Portinho | Jornal da Orla
Quem tem curiosidade de saber um pouco mais sobre a navegação fluvial, especialmente sobre vela, terá a oportunidade de assistir uma palestra gratuita neste domingo (14), às 11 horas. Com duração de aproximadamente uma hora e meia, o evento será realizado na sede do Navega São Paulo de Praia Grande, que fica no Portinho (Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Sítio do Campo, próximo à entrada da cidade). A realização é da Associação Brasileira dos Velejadores de Cruzeiro (ABVC), com apoio da Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc), à qual é vinculado o Navega SP.
 
A palestra será ministrada pelo vice-presidente da ABVC, Paulo Fax, que tem vasta experiência em navegação fluvial. O evento também contará com a presença do presidente da ABVC, Volnys Bernauld, entre outros especialistas no assunto. Qualquer pessoa pode assistir a explanação, pois não é necessário conhecimento prévio. 
 
De acordo com Sílvio Bello, responsável pelo Navega São Paulo de Praia Grande, o objetivo é fomentar a vela como uma atividade de lazer. “As pessoas, em geral, vêem os esportes náuticos como algo distante destinado apenas a competições. Queremos que entendam que a vela e outras modalidades náuticas podem ser uma atividade de lazer e recreação, como andar de bicicleta, por exemplo”, ressaltou, lembrando que o projeto Navega SP oferece a prática de esportes náuticos para pessoas de todas as idades gratuitamente.
 
Navega SP – Vinculado à Coordenadoria de Complementação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, da Seduc, o programa Navega São Paulo foi implantado em Praia Grande em 2004, por meio de parceria entre a Prefeitura de Praia Grande e o governo do Estado de São Paulo. O programa proporciona qualidade de vida através da prática esportiva aliada ao lazer, oferecendo aulas grátis de esportes náuticos como vela, remo e canoagem. A iniciativa atende alunos do SuperEscola da Secretaria de Educação (Seduc), além de interessados da comunidade, de qualquer idade.