Torcedores do Santos preocupados. Os mais pessimistas já começaram a fazer promessas para evitar o rebaixamento. Os mais otimistas estão fazendo uma oração a Santo Antônio específica para encontrar coisas desaparecidas. Querem que o time reencontre o futebol que exibiu em alguns jogos do Paulista e contra o Cruzeiro no Brasileiro.
Existe motivo para preocupação? Existe. Mas não para pânico. O Campeonato está só começando. Ainda dá tempo para correções de rota.
O aproveitamento do Santos nas 5 primeiras rodadas é de 33%. Cinco pontos conquistados em 15 disputados. Exatamente igual ao do Vitória, da Bahia, rebaixado no ano passado em 17* lugar com 38 pontos.
As duas próximas rodadas podem deixar a testa do torcedor santista ainda mais franzida. O Peixe encara neste sábado a Ponte na Vila Belmiro. A equipe de Campinas é uma das sensações do Campeonato. Muito bem arrumada em campo pelo treinador Guto Ferreira. Embalada, vem de uma vitória fora de casa por 3 a zero sobre o Vasco. E, na sequência, uma pedreira, o Atlético Mineiro fora de casa. O Galo vem exibindo até agora o melhor futebol do Campeonato Brasileiro.
As preocupações do torcedor têm fundamento.
Os dois melhores jogadores do elenco podem sair no final deste mês. Robinho está perto de ficar. O ídolo dá personalidade ao time quando está em campo. E Lucas Lima, que muitos comentaristas já veem como o melhor meio-campista brasileiro de articulação de jogadas, tem proposta da Europa.
Alguns jogadores contratados neste ano – e titulares – ainda não conquistaram a confiança da torcida, como Chiquinho e Valência. E o treinador Marcelo Fernandes, ainda que tenha o crédito da conquista do Paulista, pode não resistir a uma série de maus resultados que já começou a se desenhar com as derrotas para Chapecoense e São Paulo e empate em casa com o Sport. Além, é claro ,da derrota para o próprio Sport na Copa do Brasil.
O Brasileirão exige elenco. E a entrada de Marquinhos e a expulsão de Marquinhos Gabriel no jogo contra o São Paulo também trazem preocupação nesse quesito. Mas, também nesse caso, ainda é cedo. Esses jogadores, como também Longuine, precisam de adaptação e sequência.
Arretada
Teliana Pereira, a tenista pernambucana que já havia quebrado um jejum de títulos do tênis feminino brasileiro ao vencer o ATP de Bogotá em abril, quebrou outro ao obter na semana passada a primeira vitória brasileira em partidas de simples feminino em Roland Garros desde 1989. Mesmo eliminada na rodada seguinte pela cabeça de chave número 9, a russa Ekaterina Makarova, Teliana deixou boa impressão.
Abalo psicológico na F-1
O Grande Prêmio do Canadá, neste final de semana, pode ser decisivo para as pretensões de Lewis Hamilton de chegar ao título. Uma terceira vitória consecutiva do companheiro de equipe dele, Nico Rosberg, pode abalar o psicológico do piloto inglês. Rosberg, finlandês, tem família alemã. A equipe dos dois, Mercedes, também é alemã. E teoria da conspiração sobra no ambiente de Fórmula-1.
Venda de mandos
Os jogadores formados na base e a força e a mística da Vila Belmiro sempre foram armas poderosas do Santos nas horas de dificuldades. Assim, a venda de alguns mandos de jogos para enfrentar a crise financeira, também, preocupam o torcedor. O desempenho em casa tem sido muito superior ao dos jogos longe da Vila.
Dança acelerada
Hemerson Maria, do Joinville, demitido nesta quinta-feira, um dia depois da derrota para a Chapecoense, é o quinto treinador da Série A do Brasileiro demitido em cinco rodadas. A degola de técnicos nesta temporada está acelerada. Vanderlei Luxemburgo caiu para cima. Saiu do Flamengo metendo a boca no clube e estreou no Cruzeiro vencendo por 1 a 0 justamente o ex-clube. Luxemburgo, que se diz flamenguista, vibrou muito no gol do zagueiro Manoel.
Rodada dos paulistas
Palmeiras e Corinthians jogam em Santa Catarina neste final de semana. O Timão, à beira da crise, enfrenta o lanterna Joinville no sábado e, o Verdão, o Figueirense no domingo. O São Paulo recebe o Grêmio no sábado. Mas o grande jogo da rodada não tem paulistas envolvidos é o clássico Atlético e Cruzeiro, no sábado às 18h30 mesmo horário de Santos e Ponte no ninho do Galo, o Independência, em Minas.
Polo no Inter
O Internacional, clube tradicional de Santos, está recomeçando o trabalho de base no polo aquático. O Clube da Ponta da Praia tem tradição no esporte. O time adulto, espelho da garotada, está a uma vitória da classificação para as finais da Liga Polista, espécie de Série B em SP. A base do time é a do juvenil do Inter vice-campeão brasileiro no começo da década passada. Dois veteranos ainda têm fôlego para acompanhar essa geração no time: Miltinho e Fábio Hulk.