Esportes

Santos traz noitada de boxe neste sábado

06/06/2015Da Redação
Santos traz noitada de boxe neste sábado | Jornal da Orla
Santos está se tornando a ‘capital nacional do boxe’ e terá uma nova “noitada” neste sábado (6), com o medalhista olímpico Yamaguchi Falcão como grande destaque da programação. Promoção da Memorial em parceria com a Golden Boy, o Desafio Profissional de Boxe Internacional será realizado na Arena Santos, a partir das 21h, com entrada gratuita. Vale destacar que a Cidade vem recebendo todas as rodadas do Torneio Luvas de Ouro, um dos mais importantes do País para os amadores, e também será o “palco” do retorno do quatro vezes campeão mundial, Acelino Popó Freitas, no dia 18 de julho.

Toda essa movimentação em prol do boxe na cidade é incentivada pelo empresário Pepe Altstut, proprietário da Memorial, um dos maiores entusiastas da modalidade e também ex-pugilista. Foi dele a iniciativa de criar e instalar o Monumento ao Boxe, na entrada da mesma Arena Santos, unindo os três grandes ídolos do esporte, Eder Jofre, Miguel de Oliveira o próprio Popó. “O boxe é um esporte vibrante e temos grandes talentos. Dou minha contribuição, patrocinando atletas, inclusive novos valores, e eventos. Assim, mantemos a modalidade ativa”, afirma o executivo.

Na programação deste sábado, serão sete lutas, três delas internacionais, incluindo a apresentação do capixaba Yamaguchi Falcão, que volta a Santos invicto como profissional, com seis vitórias, duas por nocaute. Lutando nos pesos médios, o atleta da equipe Memorial enfrentará o argentino José Carlos “Puro” Paz, experiente pugilista com 17 vitórias (nove por nocaute) e apenas duas derrotas.

O brasileiro tem uma espécie de “dívida” com Santos e promete um grande desempenho. Foi na mesma Arena Santos que ele fez a sua estreia como profissional, em janeiro do ano passado, contra o argentino Martin Fidel Rios, mas os dois acabaram desclassificados, por uma confusão, depois do rival ter desferido uma cusparada. “Aquela luta já está esquecida e agora quero mostrar um grande boxe ao publico santista”, diz.

Yamaguchi, inclusive, já vem treinando em Santos e chegou a fazer luvas com Popó, que atualmente mora na cidade, em ritmo total de preparação para o seu retorno aos ringues. “É uma honra treinar ao lado do Popó, porque a sua experiência me incentiva muito a chegar ao título mundial, assim como ele fez”, acrescenta.

Outro destaque da noitada de sábado será o confronto de Victor Jones Freitas (Memorial), sobrinho de Popó Freitas nos pesos leves. Ele defenderá a sua invencibilidade de nove lutas (5 KO), diante de Sidney Siqueira (26 vitórias/17 KO, oito derrotas e um empate). A região também será bem representada com Aélio Mesquita, de Guarujá, filho do ex-pugilista Edson Xuxa do Nascimento, que chegou a ser o número 1 do ranking nos pesos médios.

Com cinco vitórias, quatro levando o adversário à lona, o atleta guarujaense, também patrocinado pela Memorial, lutará na categoria mosca contra Matheus Gil de Oliveira, em sua segunda luta como profissional.  “O público terá grandes atrações. Além do Yamaguchi, um boxeador que já representou tão bem o Brasil nas Olimpíadas, ganhando uma medalha, teremos o sobrinho do Popó e o filho do Xuxa. E tudo com entrada gratuita. Uma programação ótima para quem gosta de esporte, o maior evento de pugilismo do Brasil, em pleno feriadão”, ressalta Pepe Altstut.

Pesagem – Todos os pugilistas estarão reunidos na sexta-feira de manhã para a pesagem oficial na sede comercial da Memorial, à Avenida Washington Luiz, 452 – 9º andar, no bairro do Gonzaga. O Desafio Profissional de Boxe Internacional é uma realização da Memorial Necrópole Ecumênica, Golden Boy e Arano Box, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos/ Secretaria de Esportes – SEMES e Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.
 
Confira o card deste sábado:
 
Peso médio – 10 rounds  – Yamaguchi Falcão (6-0-0 1NC, 2 KO) x José Carlos “Puro” Paz – Argentina (17-2-0, 9 KO)

Peso leve – 8 rounds – Everton Lopes (2-0-0, 1 KO) x Marcelo Ezequiel Mesa – Argentina (6-2-1)

Peso leve – 6 rounds – Sidney Siqueira (26-8-0, 17 KO) x Victor Jones Freitas (9-0-0, 5 KO)

Peso pesado – 6 rounds – Maximiliano Sosa – Argentina (8-1-0, 4KO) x Carlos Ailton Nascimento “Falcão” (11-1-0, 8 KO)

Peso mosca – 4 rounds – Matheus Gil de Oliveira (1-0-0, 1 KO) x Aelio Gonzalez de Mesquita (5-0-0, 4 KO)

Peso leve – 4 rounds – Warnes de Jesus Souza (11-0-0, 8 KO) x Edison Rios (10-21-0, 7 KO)

Peso super mosca – 4 rounds – Natan Santana Coutinho (11-0-0, 9 KO) x Felipe Matos dos Reis (2-1-0, 1 KO)