
A partir da próxima semana, o Centro Esportivo Armando Cunha, no Jardim Casqueiro, em Cubatão, voltará a receber suas atividades, como as promovidas pelas escolinhas de esportes, equipes de competição, artes marciais e de ginástica, que foram interrompidas para a grande reforma promovida no local.
A entrega da primeira etapa das reformas aconteceu na tarde desta quarta-feira (3), com a presença de autoridades municipais, atletas que defendem a cidade em competições oficiais e de usuários do equipamento. A segunda parte, que compreende a cobertura da piscina semiolímpica (que receberá novos azulejos e arquibancada de concreto para 100 pessoas), tem previsão de entrega para 90 dias.
Homenagens – Durante o evento, a Prefeitura prestou homenagens aos familiares de Armando Cunha, que dá seu nome ao equipamento, com a entrega de buquê de flores à viúva Irene Cunha e ao funcionário da Semes, Paulo Roberto Rodrigues Ramos, o Maguila, que recebeu o Certificado de Reconhecimento pelos Serviços Prestados à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Também fizeram parte das comemorações a realização de duas partidas de futsal, no Ginásio Coberto, entre quatro escolinhas de esportes que atuam na cidade. No primeiro jogo, pela categoria Sub 6, vitória da AAD Cubatense sobre o INOVE, por 2 x 0, e no jogo de fundo, pela categoria Sub 7, INOVE 3 x 2 Bola no Pé.
Para a prefeita Marcia Rosa foi um momento especial, uma vez que ela foi criada no bairro e lembrou, no discurso, dos tempos de menina, quando vivia jogando bola e “queimada” pelas ruas do Jardim Casqueiro – que não dispunha de qualquer equipamento público de lazer para seus moradores.
Marcia Rosa lembrou ainda que todos os equipamentos esportivos disponíveis foram construídos nas décadas de 1970 e 80, e nunca receberam reformas com a amplitude das realizadas agora. A prefeita citou outra medida tomada, que foi a alteração do nome do Centro Esportivo Castelo Branco para Professor Ayrton Romero da Nóbrega, o Romerão: “Em lugar de uma pessoa ligada à Ditadura Militar que infelicitou milhares de famílias, um cubatense nato e de suma importância para a cidade, seja como atleta vencedor, como professor e incentivador da prática esportiva, que norteou sua vida, sempre”, afirmou.
Também usaram da palavra o secretário municipal de Esportes e Lazer, Luiz Fernando da Silva (Suquinho) e o vereador Jair do Bar, que ressaltaram, em suas palavras, o quanto é importante a reabertura do equipamento para a cidade, que respira esporte.
Serviços – Nesta primeira etapa, foi entregue o prédio que abriga a parte administrativa, salão de ginástica, salão de artes marciais, vestiários, ginásio coberto e a quadra de esportes descoberta, que fica na entrada do equipamento. Os serviços foram realizados pela empresa SLT Engenharia, com o valor total da obra estimado em R$ 2,36 milhões, sendo que 85% dos recursos provém de convênio com a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), e o restante da Administração Municipal.
Deixe um comentário