Notícias

Os joelhos e as escadas

04/06/2015Da Redação
Os joelhos e as escadas | Jornal da Orla
De acordo com o fisioterapeuta Emerson Lessa, coordenador do Centro de Reabilitação do Hospital 9 de Julho, se exercitar em escadas não é indicado para aqueles que sofrem de algum processo degenerativo nos joelhos ou mesmo nos quadris e tornozelos.

“É uma atividade que deve ser feita com cuidado para evitar lesões articulares e musculares. Ao subir e descer escadas, podemos colocar até três vezes o peso corporal sobre os joelhos. Porém, não só os joelhos precisam estar estáveis e fortes, mas o quadril e glúteo também, principalmente ao descer escadas, pois envolve a ação da gravidade, que funciona como acelerador do movimento”, informa o especialista.

 
Cuidados para evitar lesões
O fisioterapeuta comenta que é possível perder peso com atividades simples como subir e descer escadas, mas não se pode trocar a redução na balança por lesões, “até porque a recuperação pode ser lenta, já que a região é uma das mais demandadas para a movimentação do corpo”, alerta.

Algumas das lesões mais comuns são as fraturas por estresse, distensão muscular (rompimento das fibras), inflamação dos tendões e condromalácia da patela. O ideal, segundo ele, é aliar o fortalecimento muscular ativo e funcional (musculação e exercícios funcionais), atividade aeróbica, como as subidas pelas escadas e a melhora da flexibilidade.