Simplesmente Vinho

Scancio

30/05/2015
Scancio | Jornal da Orla
Enoleitores,

Estivemos no lançamento das novas safras do vinho Scancio, que foi criado pelo sommelier português Jose Santanita, que queria elaborar um vinho a três mãos e “em homenagem” ao sommelier já que escanção é o sinônimo de sommelier em Portugal, contando  sempre com um sommelier do  Brasil e um enólogo português, portanto estes vinhos serão sempre com diferentes participantes em sua  elaboração, mais sempre com o toque de seu  criador Santanita .  

Sua primeira produção foi elaborada pelo enólogo José Saramago, juntamente com   Artur Azevedo e Jose Santanita. Já nesta nova safra houve a participação do enólogo português  Jose Neiva Coreia com J. Santanita e Flavio Almeida. 
Iniciamos a degustação  com o branco Scancio Reserva 2012, das castas Alvarinho e Chardonnay, um blend pouco comum, aonde a Alvarinho é a responsável pelos aromas e longevidade enquanto a Chardonnay  responde pela estrutura e pelo corpo. Um vinho complexo e macio, apresentava aromas de pêssego, maçã verde e toque floral; na boca, seco, untuoso e equilibrado, com acidez correta e um longo retrogosto.   
O Scancio Reserva 2011, blend da Touriga Nacional e Shyraz tinha uma coloração vermelha violácea, forte aromas de frutas vermelhas, violeta, especiarias e chocolate. Seco na boca taninos jovens, porém suaves e envolvente, predominado a Touriga. Equilibrado, passa nove meses em carvalho francês novo, tinha muita elegância e um longo final de boca.

Finalmente, a estrela da noite o Private Selection  2011, produzido apenas 1.000 garrafas e vindo para o Brasil somente 500. Foi elaborado com vinhas velhas da Quinta de Porto Franco, escolhidas individualmente cacho por cacho por Jose Neiva. Este estagiou em barricas novas de Seguin Moreau por 18 meses e descansou mais 12 em garrafa. Apresentava aromas de especiarias, frutas negras, tabaco, leve toque de madeira; na boca elegantérrimo com uma grande estrutura, macio, equilibrado, acidez correta, taninos suaves, longa persistência e deixando um final de boca intenso.

Foi uma bela noite e parabenizo ao Santanita por este feito, pois além de bons vinhos uniu em sua elaboração a homenagem aos escanções do Brasil e Portugal  

Enoabraços e uma ótima semana!